Ele será notificado
A Justiça Eleitoral encontrou indícios de irregularidades nas contas prestadas pelo vereador eleito com maior número de votos em Campo Grande, o policial federal André Salineiro (PSDB). O juiz eleitoral Wilson Leite Corrêa determinou a notificação de 13 pessoas que fizeram doações à campanha do tucano. Todos tê 72 horas para se apresentar manifestação.
De acordo com a decisão, três doadores não possuem renda declarada no período que antecedeu a doação, sendo assim eles têm que comprovar a origem dos valores, inclusive, com extratos bancários para tanto, sob as penas do art. 347 do Código Eleitoral. Outros dois nomes podem ter extrapolado o limite de doação legal.
“Situação que podem inclusive, configurar abuso de poder econômico”, diz a decisão. Por isso, o magistrado pediu à Secretaria da Receita Federal o valor dos rendimentos dos doadores em questão no ano-calendário 2015. Eles também serão notificados.
Outras nove pessoas, também suspeitas de terem doado de forma irregular, “terão que apresentar provas em 72 horas para comprovar a origem dos valores, inclusive, com extratos bancários para tanto, sob as penas do art. 347 do Código Eleitoral”. Salineiro, bem como o Ministério Público Eleitoral serão informados do ocorrido. A reportagem tentou contato com o vereador eleito, mas as chamadas caem na caixa de mensagem do celular.