Pular para o conteúdo
Política

Juízes eleitorais têm até esta sexta para definir ordem no horário eleitoral

A propaganda gratuita no rádio e na TV começa dia 26
Arquivo -

A propaganda gratuita no rádio e na TV começa dia 26

Começa no dia 26 de agosto, o período do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão com foco nas Eleições Municipais de 2016. Segundo o Calendário Eleitoral, os juízes eleitorais responsáveis pela propaganda eleitoral nos municípios têm até esta sexta-feira (19) para realizarem o sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede de cada partido político ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito.

As regras que regem a ordem de veiculação das propagandas eleitorais estão previstas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.457/2015. De acordo com a legislação, a definição da ordem nos próximos dias do horário eleitoral gratuito deverá ser feita da seguinte forma: a cada dia que se seguir, a propaganda veiculada por último, na véspera, será a primeira, apresentando-se as demais na ordem do sorteio.

Desde o dia 15 de agosto, os juízes eleitorais designados pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) vem convocando os partidos e a representação das emissoras de rádio e de TV para a elaboração dos planos de mídia, nos termos do art. 42, para uso da parcela do horário eleitoral gratuito a que tenham direito. Conforme a legislação, deve ser garantida a todos as agremiações partidárias a participação nos horários de maior e de menor audiência das emissoras.

Critérios de distribuição do horário

A distribuição dos horários reservados à propaganda em rede, para o cargo de prefeito, e à propaganda em inserções, para os cargos de prefeito e vereador, entre os partidos e as coligações que tenham candidato, deve levar em conta alguns critérios.

De acordo com o art. 39, inciso I, da Resolução 23.457 do TSE, 90% do tempo devem ser distribuídos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados. Para a distribuição do tempo no caso de coligação para eleições majoritárias, deve ser considerado o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem.

Já nos casos de coligações para eleições proporcionais (parlamentares), deve ser levado em conta o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integrem. Os outros 10% do tempo devem ser distribuídos igualitariamente.

Cabe ressaltar que, para o cálculo, serão desconsideradas as mudanças de filiação partidária, ressalvada a hipótese de criação de nova legenda, quando prevalecerá a representatividade política conferida aos parlamentares que migraram diretamente dos partidos pelos quais foram eleitos para o novo partido político, no momento de sua criação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
filmes classicos no mis

Filmes clássicos marcam volta de sessões mensais no MIS em Campo Grande; veja a lista

Após colisão na MS-295, indígena de Paranhos morre em hospital de Dourados

buracos

Sisep reforça sinalização em buraco após idosos capotarem carro no Bosque das Araras

mpms segurança mp

MPMS arquiva 9 investigações de irregularidades em licitações e contratações públicas

Notícias mais lidas agora

MPMS enrola aprovados em concurso enquanto mantém 48% de comissionados

camila jara

Após soco em Nikolas, Camila Jara escapa de denúncia por confusão na Câmara

22º feminicídio: sem remorso, marido diz que ‘nem viu’ quando matou Letícia atropelada

itatiaia

‘Outro mundo’: Prefeitura entrega obras no entorno da Lagoa Itatiaia e moradores aprovam

Últimas Notícias

Famosos

Foi convidado? Filho de Leonardo desabafa após ficar de fora de almoço de Dia dos Pais: ‘Uma pena’

Pedro Leonardo quebrou o silêncio e desabafou após não comparecer à reunião de família com o cantor Leonardo no Dia dos Pais

Política

Para que idosos se protejam de golpes na internet, projeto de lei cria programa de prevenção em MS

Proposta engloba crianças, adolescentes e idosos contra crimes cibernéticos

Opinião

Tempo de celebração e reflexão paterna

Wilson Aquino*

Cotidiano

É seu? Moradora procura tutores de Shih Tzu perdido no Bairro Buriti, em Campo Grande

O animal foi encontrado no domingo (11), é dócil, tosado e aparentemente bem cuidado