Pular para o conteúdo
Política

Juiz dá 10 dias para Prefeitura informar sobre dinheiro da Omep e da Seleta

Grupo entrou com ação para conseguir os direitos trabalhistas
Arquivo -

Grupo entrou com ação para conseguir os direitos trabalhistas

Um grupo de dez trabalhadores, três da (Organização Mundial pela Educação Pré-Escolar) e sete da Sociedade Criativa e Humanitária ajuizaram uma ação de Tutela Provisória de Urgência, na Justiça do Trabalho, para tentar garantir os direitos trabalhistas e manutenção do vínculo empregatício.

Em decisão, o juiz plantonista Geraldo Furtado de Araújo Neto, estipulou prazo de dez dias para que a Prefeitura “responda acerca de eventuais créditos da reclamada Seleta/Omep”. O magistrado ainda determinou que ofício seja encaminhado ao MPE (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) solicitando a relação de eventuais empregados fantasmas”. 

De acordo com os defensores do grupo de trabalhadores, os advogados Oton Nasser e Kezia , a decisão pode interessar aos outros trabalhadores das duas entidades, pois, é a primeira vez que o julgador manda a Prefeitura se manifestar com relação ao pagamento dos direitos trabalhistas. Embora os terceirizados tenham vínculo empregatício com a Omep e a Seleta, a Prefeitura possui responsabilidade solidária no caso.

 “São cuidadores de idosos, cozinheiras, psicólogos que nos procuraram, pois, estavam surpreendidos com essas decisões. Não tinha previsão de décimo terceiro, férias vencidas, pois ligavam na Omep e Seleta e eram informados que estavam rescindidos, só aguardando comunicado da Prefeitura”, explica Kezia.

A ação também pediu a manutenção do vínculo empregatício e o sequestro do de dinheiro das duas entidades e de seus representantes. Porém, os pedidos não foram atendidos. “Entendemos que foi uma decisão benéfica e inovadora, porque faz com tenha vinculação do Município com a sua responsabilidade para satisfação dos créditos e para que seja aclarada essa situação dos funcionários fantasmas”, afirma Nasser. 

Conforme Nasser, após o prazo dado a Prefeitura, um mandado de segurança poderá ser ingressado para garantia dos trabalhadores. Porém, isso só ocorrerá após a volta do recesso do judiciário. 

“Existem duas instituições que prestam serviço para a Prefeitura. A Omep e Seleta possuem diretores e ex-diretores. O município de Campo Grane teve prefeito, tem o Bernal, teve o Olarte e outras pessoas que estiveram a frente em anos passados. Todos eles, em nosso ponto de vista se for necessários vamos colocar [na ação] sem exceção. A legislação não faz distinção. Aquele que faz uma má gestão tem que ser responsabilizado. Se não tiver dinheiro na Omep, na Seleta e na Prefeitura, as pessoas  fisicamente serão responsabilizadas”, afirma o advogado. 

Justiça trabalhista

Semana passada, a Justiça Trabalhista negou o pedido de pagamento do 13º salário, feito pelo sindicato que representa a categoria. Para a corte trabalhista, o fato de o MPE (Ministério Público Estadual) ter descoberto que as organizações, a pedido de políticos, empregavam trabalhadores que não cumpriam expedientes, determinou a decisão. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confeiteira que esfaqueou mulher no Centro vai continuar presa em Campo Grande

China reage a sanções da UE à Rússia e promete medidas para proteger empresas e bancos

‘Exame Angelina Jolie’ será oferecido pelo SUS em Campo Grande neste 2º semestre

Presidente do STF fica preso em elevador na sede da OAB em Fortaleza

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Bebê

‘Hoje a festa é no céu’, mãe fala sobre a dor da perda da filha que faria 1 ano em MS

Últimas Notícias

Transparência

Imasul reabre prazo para habilitação de eleição do comitê da bacia hidrográfica do rio Miranda

Há uma vaga para seis tipos de segmentos que podem ocupar cadeira no Comitê

Famosos

Amores de Preta Gil: cantora ganha homenagens de artistas com quem viveu romances

Preta Gil morreu no último domingo (20), aos 50 anos, enquanto fazia um tratamento contra o câncer nos Estados Unidos; confira as despedidas

Polícia

Acusado de estuprar ex-companheira grávida de 7 meses continuará preso

Justiça de Dourados decretou prisão preventiva

Cotidiano

De Excel a cuidados com idosos, faculdade abre oferta cursos gratuitos em Campo Grande

Cursos ofertados durante as férias acadêmicas são presenciais