Pular para o conteúdo
Política

José Serra lamenta decisão de britânicos de deixarem a União Europeia

"É a questão das imigrações”
Arquivo -

“É a questão das imigrações”

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, lamentou hoje (24) a saída do da . Para ele, o ideal era uma “União Europeia fortalecida, arrumada”. O ministro atribuiu a decisão dos britânicos a um sentimento nacionalista com base no argumento, que, para ele, não é sólido, de que a criação de restrições à imigração é um mecanismo de proteção do emprego dos ingleses.

“Lamentamos que isso tenha acontecido. […] Muitas análises feitas nos últimos meses mostraram que, para a Inglaterra, não seria bom negócio sair da União Europeia”, disse o ministro lembrando que, mesmo com as análises, a maioria dos cidadãos, votou pela saída, “inclusive, invocando-se um argumento que não é tão sólido, que é a questão das imigrações”. A análise foi feita em entrevista à Rádio .

Na avaliação de Serra, os problemas relacionados a imigrantes não vêm da União Europeia. “As migrações que poderiam dar problema para o mercado de trabalho na Inglaterra são de outros territórios do mundo, onde eles já tinham autonomia para regular, para deixar ou não [entrar]”. Para ele, o voto dos britânicos foi “especialmente emocional”.

Contudo, Serra lembrou da potência comercial que é a União Europeia e enfatizou que o Brasil vai buscar o bom relacionamento com o Reino Unido. O ministro fez várias referências diretas à Inglaterra, a qual classificou como um dos países menos protecionistas do continente, comercialmente falando.

“Cinquenta e sete porcento do PIB da Inglaterra é comércio, importação e exportação. É realmente incrível a abertura e nós vamos procurar um entendimento direto com o Reino Unido, que vai ser mais fácil do que com a União Europeia no seu conjunto. […] Entre países, posso dizer que é uma pena o que aconteceu. O que vamos procurar é situar o Brasil no novo quadro e proteger os nossos interesses”.

Respeito ao resultado

Em nota oficial, o ministério das Relações Exteriores adotou um tom menos opinativo e falou em “respeito ao resultado” do referendo de ontem (23). A pasta acrescentou que confia na continuidade da integração europeia, apesar da saída do Reino Unido do bloco.

“O governo brasileiro recebe com respeito o resultado do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. O Brasil confia que essa decisão não irá deter o processo de integração europeia, nem o espírito de abertura ao mundo que caracterizam, e devem continuar a caracterizar, tanto o Reino Unido como a UE. Confia, igualmente, que todos os esforços serão feitos para assegurar uma transição suave e estável”.

Em relação aos laços comerciais do Brasil com o Reino Unido e a União Europeia, o Itamaraty disse que o “Brasil mantém parceria estratégica com a UE, que completará 10 anos em 2017 e abrange 32 diferentes diálogos setoriais. […] No espírito das tradicionais e estreitas relações entre o Brasil e o Reino Unido […], continuaremos a cooperar no amplo espectro de interesses comuns e a reforçar, em novos moldes, a relação comercial bilateral e a promoção de investimentos recíprocos”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ceará surpreende e acaba com série invicta do Cruzeiro dentro do Mineirão

Em dia simbólico para mulheres negras, Nala foi coroada Miss Trans Plus Size em concurso 

Brasil sai na frente, mas leva virada da Itália na final da Liga das Nações feminina de vôlei

Carro fica completamente destruído após motorista bater em carreta na MS-141

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

motociclista

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Jovem de 20 anos é decapitado e tem órgãos retirados do corpo em aldeia de Paranhos

Últimas Notícias

Polícia

Filho agride mãe de 86 anos com puxões de cabelo e a joga contra geladeira após briga por cães

Agressão levou mãe a pedir medida protetiva de urgência contra o filho em Campo Grande (MS)

Esportes

São Paulo aproveita erros do Fluminense, se segura no fim e vence a 3ª seguida no Brasileirão

Resultado fez o São Paulo encerrar a 17ª rodada com 22 pontos, próximo do G-6

Esportes

Brasil encerra Jogos Mundiais Universitários com 16 medalhas

Brasil encerra Jogos Mundiais Universitários com 16 medalhasForam dois ouros, três pratas e sete bronzes

Brasil

INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho

Adesão ao acordo com governo pode ser feita até novembro