Grupo de prefeitos quer manter diálogo com Temer

Lista com 35 demandas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Lista com 35 demandas

Reunidos em Brasília, 19 prefeitos pedirão hoje (18) ao ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, a continuidade do diálogo entre municípios e a Presidência da República, agora sob o comando do presidente interino Michel Temer.

O grupo apresentará ao ministro uma lista com 35 demandas consideradas urgentes pelos gestores locais. Uma delas, segundo o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, é a ampliação de investimentos da União na saúde. “Há hoje um subfinanciamento na área da saúde nos municípios e os prefeitos reivindicam, no mínimo, um aumento do que é repassado pela União.”

Na lista que será entregue ao governo, os prefeitos também pedem a ratificação da medida provisória assinada pela presidenta afastada Dilma Rousseff que prorrogou o programa Mais Médicos. Para Fortunati, o programa “é fundamental no atendimento nas grandes e pequenas cidades do país”.

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Márcio Lacerda, também defenderá um diálogo estreito entre municípios e governo federal. “Temos visto o presidente Temer falar da importância de um aprimoramento da relação federativa e a melhor oportunidade seria discutirmos com frequência e dando resultados no avanço de medidas no Legislativo. Nesse momento de dificuldades na economia, de retomada do crescimento, é mais necessário, urgente, retomarmos esse diálogo com o governo para medidas urgentes, estruturantes.”

Eleições municipais

Questionado sobre a eventual dificuldade em formar alianças políticas para as eleições municipais após o afastamento de Dilma, Lacerda disse que não falaria sobre o assunto.

Ontem (17), o PT, partido da presidenta afastada, anunciou que não fará alianças para as eleições municipais com políticos que apoiaram o impeachment de Dilma. O PSB, partido de Lacerda, votou a favor do afastamento, mas ele, no entanto, se manifestou contra o processo e chegou a articular uma frente de prefeitos contra o impeachment.

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu