Pular para o conteúdo
Política

Governo quer ampliar ensino integrado nas escolas do Estado

Tema foi debatido no Fórum de Governadores
Arquivo -

Tema foi debatido no Fórum de Governadores

Ampliar o número de escolas com ensino integrado é um dos temas debatidos no Fórum de Governadores Brasil Central. Segundo a secretaria de Estado de Educação, Maria Cecilia da Motta, a ideia é que mais escolas tenham cursos técnicos, paralelo ao ensino médio e que dessa forma o estudante saia com o diploma do ensino regular e de uma profissão também.

Ela enfatizou que a mudança para estas ampliações é que seja incluído quatro cursos da área da saúde. “Esta é a novidade, iremos incluir quatro cursos da área da saúde, como enfermagem e saúde bucal. Até então, nas escolas que já temos o ensino integrado, os cursos oferecidos são mais ligados a área de informática, turismo e agronegócio”.

A secretaria enfatizou a importância de sair da escola com uma profissão. “Não da para dizer que iremos fazer isso em todas as escolas, mas o nosso objetivo é no maior número delas. Com isso, o aluno sai com o diploma do ensino médio normal e também de uma profissão. Sem dúvida isso fará a diferença na vida profissional do estudante”.

A proposta foi debatida entre todos representantes de todos os estados envolvidos no fórum, mas não se tem uma data prevista par o início desta iniciativa, por precisar de liberação do Ministério da Educação. Como os estados do fórum trabalham em conjunto, a inciativa deve ser implantada em todos os estados envolvidos.

O tema vem sendo tratado pela Câmara de Educação do Consórcio Brasil Central, no 4º encontro de 2016 do Fórum de Governadores Brasil Central, que está sendo realizado em Bonito. O fórum é formado pelos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

A secretaria de Mato Grosso do Sul explicou que o projeto será realizado em e no interior. “De início, algumas escolas serão escolhidas para abrigar a nova forma de ensino, uma vez que nem todas as unidades têm laboratórios de capacitação. Os cursos serão voltados para a realidade local. O município de Bonito, por exemplo, pode ter atividades voltadas ao turismo. Em para o agronegócio”, contou.

O Fórum de Governadores Brasil Central reúne chefes do Executivo dos estados do Centro-Oeste (MS, MT, GO e Distrito Federal), além de Tocantins e Rondônia. Está associado ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil, formado para compartilhar soluções e desenvolver ações conjuntas, reduzindo custos na solução de problemas e elevando a competitividade regional.

Criado em setembro de 2015, o Consórcio segue a linha de associações horizontais formadas nos EUA e Europa e também tem entre seus objetivos o reforço da representatividade política e das articulações com o Governo Federal.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime