Ato será em Brasília nesta segunda

O governador (PSDB) cumpre agenda nesta segunda-feira (12), em Brasília. Ele irá participar da posse dos novos presidente e vice do STF (Supremo Tribunal Federal). Assumem o cargo, a ministra Cármen Lúcia e o ministro Dias Toffoli, respectivamente.

A solenidade será no Plenário do STF, na Praça dos Três Poderes, às 15h. Cármen Lúcia foi indicada para o Supremo em 2006 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva na vaga deixada por Nelson Jobim. Foi a primeira mulher a presidir o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e é a segunda a presidir o STF. A primeira foi a ministra Ellen Gracie.

Cármen Lúcia presidirá a Corte pelos próximos dois anos. Atualmente, o cargo é ocupado por Ricardo Lewandowski. Está prevista a presença do presidente da república Michel Temer (PMDB) e os ex-presidentes Lula (PT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e José Sarney (PMDB), além de outros políticos.

Na última quinta-feira (8), a ministra , esteve no Senado nesta quinta-feira (8) para convidar o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) para sua posse na presidência do Supremo. Renan Calheiros disse ter aceitado o convite “com muita satisfação”.

Ao sair do encontro, Renan afirmou que os dois não discutiram o reajuste do STF, em tramitação no Senado. Mas, defendeu o debate da desvinculação dos vencimentos dos ministros do Supremo do teto salarial da administração pública.