Objetivo seria descobrir se senador atuou no mensalão mineiro

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou o segundo pedido para abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para reanálise do procurador-geral Rodrigo Janot, nesta quarta-feira (25). O pedido tem objetivo de investigar possível participação do tucano em esquema criminoso na estatal Furnas.

De acordo com o Jornal do Brasil, o documento inclui ainda o prefeito carioca Eduardo Paes (PMDB) e o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) como suspeitos. Rodrigo Janot já havia encaminhado outro pedido de investigação, que deveria apurar se houve atuação de Aécio para obstruir a Justiça ocultando o mensalão mineiro na CPI dos Correios.

De acordo com a PGR, tanto Aécio quanto Sampaio e Paes teriam tentado esconder dados sobre o mensalão mineiro, durante a CPI dos Correios, que ocorreu em 2005 com o objetivo de investigar o esquema do mensalão do PT.

O Jornal do Brasil afirma que ‘após a análise do pedido de investigação, Gilmar remeteu as informações prestadas por Aécio para que Janot reavalie a solicitação’.