Ele ficou em 7º lugar com 3,965 votos

O ex-secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, (PPS), que ficou em 7º lugar no resultado da eleição para prefeito de , nesse domingo (2), diz que é bem provável que ele vá apoiar a candidata Rose Modesto (PSDB), neste . Ela que é vice-governadora do Estado e ele ainda “ganhou” um cargo no governo.

Athayde obteve 3,965 votos. Ele afirma que não está nada definido ainda, mas irá conversar com o partido ainda nesta semana para bater o martelo sobre esta questão. “Vou sentar com demais integrantes do meu partido e definir sobre quem iremos apoiar, algum dos dois vamos estar juntos, pois não podemos ficar em cima do muro. Pela proximidade, é bem provável que iremos apoiar a Rose, mas não está acertado. É uma decisão de toda a sigla”.

Em meios aos debates, inclusive no realizado pelo Jornal Midiamax, no último dia 16 de setembro, as perguntas de ataque de Athayde foram direcionadas a um outro candidato, Marquinhos Trad (PSD), que disputa o segundo turno com Rose, o que já dava indícios de que estavam alinhados. Ele chegou a receber algumas críticas nas redes sociais sobre seu posicionamento.

Não vejo dessa forma. O que eu fiz foi focar no candidato Bernal, pela situação caótica que está a cidade e no Marquinhos pelo fato de não aceitar o retorno deste grupo que já teve a cidade por tanto tempo nas mãos e trouxeram danos terríveis para a nossa Campo Grande. Somos independentes, tanto que, por exemplo, em Três Lagoas não caminhamos juntos com o PSDB e em Dourados, o vice da prefeita eleita Délia Razuk é nosso, que derrotou o candidato tucano”.

Ainda segundo Athayde, o cargo dele como secretário não interfere nas decisões partidárias. “Mesmo em tendo ocupado a função de responsável de uma das pastas do governo, não quer dizer que está certo o nosso apoio. Como eu disse, vamos conversar e decidir de forma conjunta. Eu nem sei se volto a ser secretario, eu pedi minha exoneração para sair candidato e vou esperar o resultado do segundo turno para esta definição. Acho que temos que correr riscos para focar em outros objetivos e isso que eu fiz quando deixei a pasta”, ressaltou.

Sobre a eleição de modo geral, Nery diz que foi um processo polarizado e que as pessoas se deixam influenciar por pesquisas. “Acho que ocorreu o que estava previsto nas pesquisas, pois as pessoas ainda acham que pesquisa que define o voto e não propostas e acabam ficando refém desses números divulgados anteriormente. De qualquer forma, vamos participar ativamente desde segundo turno”.

Mas uma cosia é certa, não iremos desistir da política, pois só pelo fato de poder participar do pleito já é uma vitória, além do que tivemos uma quantidade de votos bom, pelo que vinha se desenhado nas pesquisas. Agradeço a esses que acreditaram em nossas propostas. 2018 está ai e vamos voltar como sendo mais uma opção para a cidade. Pelo menos Bernal não ganhou e agora temos que pensar no bem da cidade e sua recuperação”, finalizou Athayde.

Resultado

Entre os três primeiros colocados, o candidato Marquinhos Trad teve 147.694 votos, com 34,57% e, em seguida, Rose Modesto com 113.738 votos e um total de 26,62% no primeiro turno das eleições deste domingo (2). Alcides Bernal (PP), com 111.128 votos, uma diferença de apenas 2.610 votos em relação a Rose, está fora da disputa.

Coronel David (PSC) recebeu 20.631, Marcelo Bluma (PV) 10.707 votos, Alex do PT com 8.482, Athayde Nery (PPS) 3.965, Aroldo Figueiró (PTN) 3.261, Pedrossian Filho (PMB) 2.416, Lauro Davi (PROS) 1.943, Adalton Garcia (PRTB) 1.607, Suél (PSTU) 1.320, Elizeu Amarilha (PSDC) 200 e Arce (PCO) 158 votos. A candidata Rosana Santos (Psol) teve 2.351 votos, porém eles não são computados, já que a candidatura está indeferida, com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).