Evento será realizado de 14 a 29 de maio na Capital

Em menos de um mês, vai receber a , ação do governo estadual para diminuir a fila por cirurgias eletivas, principalmente oftalmológicas. Nesta semana, o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Nelson Tavares (PSDB), se reuniu com vereadores da Capital para detalhar o programa, que deve atender 100 mil pessoas.

“Serão realizadas 10 mil cirurgias oftálmicas, 2 mil tomografias, 1.500 ressonâncias, 6.000 cirurgias hospitalares e 12.000 consultas de várias especialidades. E se for necessário, se a fila em Campo Grande estiver maior, podemos ampliar esses números. Nosso objetivo é zerar a fila por exames e cirurgias em todo o Estado”, disse o tucano aos edis.Em reunião na Câmara, secretário fala em 100 mil atendimentos na Caravana

O programa, uma das principais ações da gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB), está prevista para começar em Campo Grande no dia 14 de maio, e deve ficar por 15 dias atendendo a população, tendo como ponto central o Centro de Exposições Albano Franco, na Avenida Mato Grosso, 5017 no Bairro Carandá Bosque.

“Vamos fazer tudo para apoiar essa Caravana da Saúde, que é de extrema importância para nossa cidade”, disse o presidente da Câmara da Capital, vereador João Rocha (PSDB). O tucano chegou a revelar nas edições da Câmara Comunitária vai cadastrar campo-grandenses na fila por uma cirurgia de catarata para serem atendidos na Caravana.

Os vereadores aproveitaram a visita do secretário na Casa para criticar a saúde pública na Capital. “A população está angustiada, nossa saúde está acabada e a Caravana vem justamente para colaborar e trazer uma esperança para a nossa cidade”, afirmou Carlão (PSB).

No encontro, que aconteceu antes do feriado de Tiradentes, Tavares pontuou que a administração de Alcides Bernal (PP) ainda não havia assinado o convênio com a gestão tucana para realização da Caravana. “

 “Mesmo que o contrato não seja assinado, vamos realizar a Caravana mesmo assim, porque a população de Campo Grande precisa e não vamos deixar de realizá-la aqui”, disse.

Na terça-feira (19), o prefeito frisou que irá colaborar com ação do governo estadual, e prometeu toda estrutura necessária para a Caravana. “Só é bom lembrar que fazemos saúde pública todos os dias. Nosso trabalho não é uma vez só e não passa. Nós fazemos constantemente”, disparou.

De acordo com a assessoria do prefeito, o termo de cooperação entre a prefeitura e o governo estadual já foi assinado, e prevê que o município forneça, dentre outras coisas, alimentação dos servidores municipais que participarão da Caravana em todos os dias de atendimento (dias de consulta, cirurgia e pós-operatório) e transporte de pacientes para atendimento. 

A prefeitura também vai orientar os pacientes que serão admitidos no Complexo com cartão SUS e cadastro prévio, idosos e pessoas com deficiência da necessidade da presença de acompanhante, além de orientar pacientes submetidos a exames diagnósticos do preparo necessário para a realização do mesmo.

(Matéria editada às 11h para acréscimo de informações)