Não pretende atropelar prazos 

Em entrevista à Agência Senado, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) informou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), , garantiu que não pretende atropelar prazos na condução do processo de impeachment. A declaração da senadora foi após reunião de opositores ao governo interino com Lewandowski, na noite desta quarta-feira (3).

A possível condução mais rápida dos trabalhos, anunciada pelo presidente do senado, Renan Calheiros, na última terça-feira (3) preocupa os oposicionistas. Eles criticam a pressão de aliados do governo para que o processo de impedimento seja apressado.

— Estamos muito preocupados com a possibilidade de apressar tudo, de querer adiantar, atropelar o processo —disse a senadora.

O início do julgamento final estava previsto para o dia 29 de agosto, mas Renan afirmou que a data pode ser antecipada para o dia 25.  Lewandowski já descartou a possibilidade de sessões aos sábados e domingos, mas disse recentemente que o julgamento pode terminar em agosto.

O tempo de duração vai depender dos procedimentos a serem adotados na sessão, além do tempo a ser usado pelas cinco testemunhas de defesa e cinco testemunhas de acusação em plenário.

Além da senadora, participaram da reunião o advogado de defesa da presidente afastada, José Eduardo Cardozo, e as senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Fátima Bezerra (PT-RN), além de Lindbergh Farias (PT-RJ). Vanessa explicou que a intenção do grupo não era obter respostas imediatas, mas expor ao presidente do STF as preocupações com o processo.

Segundo Vanessa Grazziotin, o presidente do STF não quis se manifestar antes da reunião marcada para a próxima quinta-feira (4), com o presidente do Senado e líderes. Nessa reunião, devem ser definidos os procedimentos a serem adotados no julgamento final em Plenário.