Pular para o conteúdo
Política

Em discurso na ONU, Temer diz que impeachment é exemplo para o mundo

O presidente discursou na Assembleia Geral da ONU
Arquivo -

O presidente discursou na Assembleia Geral da ONU

O presidente (PMDB) abriu nesta terça-feira (20) a 71ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com discurso que defendia o processo de como exemplo perante o mundo. Temer também afirmou que o pais tem um compromisso ‘inegociável’ com a democracia. Para o presidente, o impeachment foi realizado ‘dentro do mais absoluto respeito à ordem constitucional’. As informações são Agência .

O presidente tocou em temas como o conflito que envolve Israel e Palestina e a guerra da Síria, afirmando que o mundo ‘ainda tão marcado por ódios e sectarismos, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio mostraram que é possível o encontro entre as nações em atmosfera de paz e harmonia’. Outro assunto comentado foi a recente reaproximação entre Cuba e os Estados Unidos, elogiado por Temer, que criticou ‘o protecionismo agrícola patrocinado por diversos países’.

Crise política

“O Brasil acaba de atravessar processo longo e complexo, regrado e conduzido pelo Congresso Nacional e pela Suprema Corte brasileira, que culminou em um impedimento. Tudo transcorreu dentro do mais absoluto respeito à ordem constitucional”, declarou Temer, sobre o afastamento da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).

“Temos clareza sobre o caminho a seguir: o caminho da responsabilidade fiscal e da responsabilidade social”, afirmou o presidente, ressaltando que ‘a confiança já começa a se restabelecer-se e que um horizonte mais próspero começa a se delinear’.

O presidente ainda convocou investidores estrangeiros a fazerem negócios com o Brasil. “Nosso projeto de desenvolvimento passa, principalmente, por parcerias em investimentos, em comércio, em ciência e tecnologia. Nossas relações com países de todos os continentes serão, aqui, decisivas.”

Michel Temer enfatizou o papel do Judiciário, defendendo que há ‘um Ministério Público atuante’ e órgãos do Executivo e do Legislativo ‘que cumprem seu dever’.

“Não prevalecem vontades isoladas, mas a força das instituições, sob o olhar atento de uma sociedade plural e de uma imprensa inteiramente livre”, disse.

Ao chegar em Nova York para o evento, no dia 18, Temer foi recebido com vaias. Ele estava acompanhado de seis ministros e assessores, e foi abordado por um grupo de manifestantes que o aguardava em frente ao hotel onde está hospedado. Eles vaiavam e gritavam “fora Temer” com cartazes com escritos “Temer Out” (“fora Temer”, “Temer golpista” e “Brazil is not for sale” (“Brasil não está à venda”).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grêmio se garante nos playoffs e Vasco se complica na Copa Sul-Americana

Preso assaltante que espancou e roubou idoso em Três Lagoas

Fortaleza só empata com o Bucaramanga e adia classificação na Libertadores

Pane deixou sistemas do Governo do Estado indisponíveis nesta terça

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

PGR pede ao STF que condene os irmãos Brazão pelo assassinato de Marielle

Últimas Notícias

Brasil

Lula confirma presença em velório de Pepe Mujica

Ainda na China, onde cumpre visita oficial, o presidente concedeu uma entrevista coletiva

Trânsito

Motorista fica ferido em tombamento de carregada com gado na MS-436

O motorista foi socorrido com ferimentos graves ao hospital

Brasil

País passa a contar com selos de rastreabilidade de plásticos

Os selos se baseiam na plataforma Recircula Brasil

Polícia

Motorista por aplicativo que expôs adolescente na internet é condenado a pagar indenização

Motorista publicou nas redes sociais a imagem da adolescente