Tudo indica que haverá apenas uma substituição

A eleição da da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) acontece nesta quarta-feira (14). Tudo indica que haverá somente uma substituição e os demais devem ser mantidos no cargo. Após muitas reuniões, não deve ocorrer disputa nesta data.

Os deputados estaduais iniciaram as discussões sobre a mesa diretora na casa de leis, logo após a eleição municipal, em segundo turno, ocorrida no último dia 30 de outubro. Desde então, as reuniões se fizeram frequentes e em alguns momentos parecia que iria sair duas chapas e disputarem no voto.

O PSDB, que tem a maior bancada da AL se mostrou muito interessado em ocupar os cargos maiores, por serem maioria. Ao mesmo tempo, o atual presidente, parlamentar Junior Mochi (PMDB) logo de início tinha praticamente a metade dos colegas a seu favor na permanência do cargo.

Nessa terça-feira (13), foi dada praticamente como certa a reeleição de Mochi, juntamente com o segundo cargo de maior importância, que é a 1ª secretaria, ocupada atualmente por Zé Teixeira (DEM). No mesmo caminho segue a previsão de continuidade da parlamentar Grazielle Machado (PR), na 2ª vice presidência.

Desta forma, os tucanos se reuniram na tarde dessa terça, no gabinete de Beto Pereira, um dos que mais se mostrou interessado em fazer parte da mesa e defendeu que o grupo tinha que ocupar a presidência.

Na ocasião, segundo ele mesmo informou a reportagem do Jornal Midiamax, eles decidiram por permanecer os mesmos nomes nos três cargos já ocupados pelo ninho. Se isso for concretizado mais, permanecem Onevan de Matos, na 1ª vice presidência, Mara Caseiro na 3ª vice presidência e Felipe Orro na 3ª secretaria.

A única mudança que deve ocorrer e entre os petistas. Os quatro, Amarildo Cruz, Pedro Kemp, João Grandão e Cabo Almi costumam se revezar nas varais funções na casa. Sendo assim, Amarildo deve ocupar o lugar de Almi na 2ª secretaria.

A eleição para esta definição da mesa que irá comandar a Alm nos próximo dois anos, acontece a partir das 9h, no Plenário Julio Maia, onde ocorrem as sessões. Logo após os deputados darão início aos trabalhos do dia.