Governo deve esperar posicionamento de parlamentares

“O Palácio do Planalto não está pretendendo reestruturação ministerial antes de qualquer processo de votação na câmara. Nós não mexeremos em nada”, afirmou a presidente Dilma Rousseff (PT) em entrevista coletiva concedida pela manhã desta terça-feira (5). A declaração deve seguir o recomendado por setores do Governo.

Dilma ainda falou sobre as especulações da mídia entorno das entregas de ministério e sobres sua vida pessoal. Em clara alusão à última reportagem de capa da Revista IstoÉ, a presidente disse que “factóides” sobre sua saúde não configuram “bom jornalismo”. “Isso é um jornalismo especulativo que cria no país um clima de instabilidade extremamente nocivo”, afirmou aos jornalistas.

O governo fez intensas negociações com a base aliada sobre ministérios. A saída do PMDB, que ainda conta com seis ministérios, deixa a possibilidade de que partidos menores recebam mais atenção da presidência. O PP, partido já aliado ao Governo, é um dos mais indicados para novos cargos. O líder do PP na câmara, Aginaldo Ribeiro, afirmou que não importa se o partido receberá as pastas de Educação ou Saúde, desde que tenha o devido “prestígio”

Dilma precisa que 171 deputados votem contrários ao processo de para permanecer no poder. Até lá, as negociações são criticadas pela oposição. Reportagem do G1 conversou com o deputado Marcelo Aro  (PHS-MG), que afirmou que o governo oferece cargos e pede para os parlamentares não comparecerem no dia da votação. “Como se não bastasse eles oferecerem cargos, entre outra coisas, agora eles também estão falando o seguinte: não precisa votar não,apenas não venha votar”, disse o deputado.