Solicitação foi feita durante sessão na Assembleia
Nesta quarta-feira (27), durante sessão na Assembleia Legislativa, deputado Marquinhos Trad (PSD) fez solicitação às autoridades cobrando que as empresas de telefonia cumpram com a lei e determinem a instalação dos bloqueadores de sinais de celulares nos presídios. A solicitação partiu das denúncias do Jornal Midiamax, feitas nos dias 25 e 26.
O deputado relatou a na página do Facebook, em que diz “solicitei ao governador e ao secretário de Segurança Pública para notificar as empresas de telefonia e exigir o cumprimento da lei”. Marquinhos ainda fala sobre a dificuldade de utilizar o celular no centro da Capital e outros pontos, por falta de sinal, “mas nos presídios, detentos continuam fazendo a festa, conforme reportagem de ontem do Jornal Midiamax”.
Denúncia
No dia 25, foi publicado pela reportagem um vídeo divulgado por presos do Presídio de Segurança Máxima da Capital, feito na tarde do dia 13, após vistoria feita por um grupo especial de agentes penitenciários no Pavilhão II. Já no dia 26, um vídeo ‘editado’ quem também teria sido feito por presos, relatando tortura e abuso de poder dos agentes chegou ao jornal via WhatsApp.
A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) esclarece que já foi feita solicitação à Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) para que haja bloqueio total de sinal de celulares no presídio, mas que não houve resposta.
Os bloqueadores atualmente instalados na Máxima não garantem o bloqueio de internet 4G ou Wifi e ainda permitem ‘pontos de sombra’, locais em que os aparelhos de telefonia funcionam normalmente no estabelecimento penal.