Apenas o levantamento divulgado pelo Jornal Midiamax acertou apuração
A apuração final do 2º turno das eleições, que definiu o deputado estadual Marquinhos Trad (PSD) como prefeito de Campo Grande pelos próximos quatro anos, mostrou que o Instituto DATAmax cravou o resultado do pleito.
Com 100% das urnas apuradas, Marquinhos obteve 58,7% dos votos validos, enquanto a candidata do PSDB, a vice-governadora Rose Modesto, ficou com 41,2%, praticamente o mesmo resultado apontado pela pesquisa do Instituto DATAmax divulgado ontem, sábado (29).
A pesquisa, encomendada pelo Jornal Midiamax, mostrou que Marquinhos teria 58,9% dos votos válidos, contra 41,1% da candidata Rose Modesto, com precisão quase exata dos índices.
Outros Institutos de pesquisa, como o IBOPE, divulgado na TV Morena, que inclusive já foi alvo de memes nas redes sociais, em virtude dos erros nas estimativas, havia divulgado, também no sábado, que Marquinhos teria 55% dos votos válidos, contra 45% de Rose. Aliados da tucana criticaram o levantamento.
Distante do resultado final, a pesquisa realizada pela Vale Consultoria e Assessoria Ltda, divulgada no programa “O Povo na TV”, do SBT, foi a única que colocava Rose (38%) na frente de Marquinhos (37%), índices completamente distantes da apuração. Correligionários de Marquinhos não pouparam criticas aos dados divulgados.
Já o IPEMS, que divulgou sua pesquisa no Jornal Correio do Estado, também no dia 29 de outubro, colocava Marquinhos com 60,17% dos votos válidos e Rose com 39,83%.