30 pessoas dormiram no local

Cerca de 60 pessoas estão acampadas na noite desta segunda-feira (16) na sede da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em Belo Horizonte em protesto contra o  afastamento de Dilma Roussef da Presidência da República e contra o governo do presidente interino Michel Temer. A ocupação começou na noite de ontem, quando cerca de 30 pessoas dormiram no local, após decisão tomada em assembleia.

Em outras cidades do Brasil, estruturas que pertenciam ao antigo Ministério da Cultura (MinC), hoje pertencente ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), também estão sendo ocupadas. No Rio de Janeiro, o Palácio Gustavo Capanema, sede da extinta pasta e da Funarte, foi tomada por centenas de manifestantes nesta manhã.

Na última sexta-feira (13), cerca de 30 artistas ocuparam, em Curitiba, a sede do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Manifestantes também se mobilizam para um ato na representação da Funarte em Recife.

Vinculado ao MEC

A Funarte está sem direção desde a última quinta-feira (12), quando o então presidente Francisco Bosco deixou o cargo. Ele apresentou sua carta de renúncia e justificou sua decisão dizendo não reconhecer o novo governo.

A Funarte é um órgão vinculado ao recém-extinto MinC e tem como objetivo o desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Sua sede nacional fica no Rio de Janeiro e há representações em Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Recife.