Com 90% de comissionados na Câmara, MPE pede exoneração
Órgão quer realização de concurso público
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Órgão quer realização de concurso público
O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) ingressou com ação contra a Câmara Municipal de Campo Grande para que funcionários comissionados sejam exonerados e concurso público realizado, tendo em vista que dos 702 trabalhadores, somente 45 são cargos efetivos, os outros 657 são comissionados.
De acordo com os autos, a folha total de folha de pagamento soma R$ 9,9 milhões, R$ 8,2 milhões são destinados à remuneração das funções em comissão. As informações foram repassadas em novembro do ano passado devido a inquéritos civis instaurados para investigar a situação.
“Em suma, restou demonstrado que o número de servidores comissionados lotados na Câmara Municipal de Campo Grande é assustadoramente maior do que o número de servidores efetivos, realidade que permaneceu inalterada no transcorrer dos anos”.
Ao órgão, a Casa de Leis alega trata-se de assessores parlamentares. Contudo, o promotor de Justiça Alexandre Capiberibe alega que no Portal da Transparência a relação de cargos é vaga ao descrever as funções desempenhadas.
“Em consulta ao website da Câmara Municipal observa-se total falta de especificidade quanto às denominações dos cargos, sendo que a grande maioria dos servidores comissionados possui o “cargo” de Assistente Parlamentar”.
Além disso, desde 2004 não ocorre concurso público no Legislativo. Portanto, o promotor pede que haja exoneração dos cargos até que haja paridade entre comissionados e efetivos dentro de 60 dias. Solicitada, ainda, a promoção de concurso para preencher vagas.
O juiz Marcelo Ivo de Oliveira deu 72 horas para que a Câmara se manifeste. De acordo com assessoria do Legislativo ainda não há posicionamento sobre o caso. A reportagem tentou contato com o presidente João Rocha (PSDB), mas as ligações caem na caixa postal. Ele não se encontra na Casa.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.