Com 90% de comissionados na Câmara, MPE pede exoneração
Órgão quer realização de concurso público
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Órgão quer realização de concurso público
O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) ingressou com ação contra a Câmara Municipal de Campo Grande para que funcionários comissionados sejam exonerados e concurso público realizado, tendo em vista que dos 702 trabalhadores, somente 45 são cargos efetivos, os outros 657 são comissionados.
De acordo com os autos, a folha total de folha de pagamento soma R$ 9,9 milhões, R$ 8,2 milhões são destinados à remuneração das funções em comissão. As informações foram repassadas em novembro do ano passado devido a inquéritos civis instaurados para investigar a situação.
“Em suma, restou demonstrado que o número de servidores comissionados lotados na Câmara Municipal de Campo Grande é assustadoramente maior do que o número de servidores efetivos, realidade que permaneceu inalterada no transcorrer dos anos”.
Ao órgão, a Casa de Leis alega trata-se de assessores parlamentares. Contudo, o promotor de Justiça Alexandre Capiberibe alega que no Portal da Transparência a relação de cargos é vaga ao descrever as funções desempenhadas.
“Em consulta ao website da Câmara Municipal observa-se total falta de especificidade quanto às denominações dos cargos, sendo que a grande maioria dos servidores comissionados possui o “cargo” de Assistente Parlamentar”.
Além disso, desde 2004 não ocorre concurso público no Legislativo. Portanto, o promotor pede que haja exoneração dos cargos até que haja paridade entre comissionados e efetivos dentro de 60 dias. Solicitada, ainda, a promoção de concurso para preencher vagas.
O juiz Marcelo Ivo de Oliveira deu 72 horas para que a Câmara se manifeste. De acordo com assessoria do Legislativo ainda não há posicionamento sobre o caso. A reportagem tentou contato com o presidente João Rocha (PSDB), mas as ligações caem na caixa postal. Ele não se encontra na Casa.
Notícias mais lidas agora
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
- Jovem é atropelada e morre ao ser arrastada por 40 metros na BR-163 em MS
- Dono de conveniência famosa na Calógeras é preso por vender mercadoria furtada a partir de golpe
- Bebê de dois meses morre vítima de Covid-19 em Campo Grande
Últimas Notícias
Mania de Você: Mavi flagra Viola e Rudá em cabana
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (8)
Volta por Cima: Belisa desmaia ao ver que Silvia encontrou diário de sua avó
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (8)
Garota do Momento: Bia reata romance com Beto
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (8)
Cabocla: Felício passa mal e médico diz a Tobias que seu pai corre risco de vida
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (8)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.