Pular para o conteúdo
Política

Centrão vai indicar André Moura para liderança do governo na Câmara

Ele espera posicionamento de Temer
Arquivo -

Ele espera posicionamento de Temer

Depois de uma reunião rápida da base aliada ao presidente interino , o líder do PHS, Givaldo Carimbão (AL), foi o primeiro a deixar a sala do PTB na Câmara confirmando o apoio de 300 deputados ao nome de André Moura (PSC-SE) para assumir a liderança do governo na Câmara dos Deputados. 

O grupo representa o chamado Centrão e defenderá a indicação na primeira reunião de líderes da base com o presidente no Palácio do Planalto, ás 14h. A reunião foi realizada no fim da manhã de hoje (17), envolvendo lideranças do PEN, PP, PR, PSL, PSD, PRB, PTN, PSC, PHS, PROS, PMDB e o Solidariedade

“Vamos defender este nome, mas o grupo entende que a prerrogativa é do presidente interino Michel Temer”, afirmou Carimbão. O apoio não inclui parlamentares do PSDB, DEM e PPS, que defendem a indicação de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a função.

Moura foi um dos últimos a chegar e não comentou sobre a possível indicação de seu nome. Pessoas próximas a ele chegaram a relatar um grau de constrangimento do parlamentar, que afirmou não ter sido procurado pelo governo. O fato de ser aliado declarado do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ainda mantém algumas resistências à sua indicação. Caso assuma a liderança, o comando da bancada da maioria na Câmara pode ficar com o DEM.

André Moura deixou a sala, evitando jornalistas que entrevistavam outros líderes. Questionado pela Agência Brasil, ele confirmou que não foi consultado e disse preferir aguardar um posicionamento oficial de Temer. Moura informou que a escolha tem de refletir um nome próximo do presidente interino e que contribua com as articulações na Casa, de modo que o governo consiga aprovar matérias prioritárias.

Waldir Maranhão

O grupo também discutiu a situação do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), e fechou consenso de que, regimentalmente, não é possível tirá-lo do cargo. “Não encontramos formas legais. Não tem como tirá-lo, a não ser por um processo de cassação no Conselho de Ética”, afirmou Carimbão.

Centrão vai indicar André Moura para liderança do governo na CâmaraPara o líder do PHS, “só o tempo dirá” se Maranhão terá condições de conduzir os trabalhos no comando da Casa. Líder do partido de Maranhão, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) classificou a reunião do Colégio de Líderes como um “teste” e reiterou a posição do grupo. “Toda a Casa é lapidada por nosso regimento”, disse.

Ribeiro acrescentou que o PP convocará uma reunião da Executiva Nacional do partido até o fim do mês para decidir sobre uma possível expulsão da legenda. Nesse caso, o que está em jogo não é  a decisão anunciada por Maranhão, de anular sessões da Casa quando foi aprovado o impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff e depois revogar o ato.

Segundo Ribeiro, o partido decidirá sobre seu futuro considerando que o deputado não respeitou o fechamento de questão na legenda e votou a favor da petista no plenário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Cauan segue santos

Com vídeos virais, Cauã curte férias em Campo Grande após fazer sucesso como atleta Sub-8 do Santos

VÍDEO: Fuga de traficante da PRF acaba com acidente na BR-262 em Água Clara

Prefeito de Corumbá lidera comissão que pede urgência a Riedel sobre falta de voos

stf pantanal ms

O que disseram os réus dos núcleos 2 e 4 da trama golpista em depoimento ao STF

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Jogos Escolares da Juventude de MS começam nesta sexta para atletas de 12 a 14 anos

Últimas Notícias

Polícia

Morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

‘Matheuzinho’ tentou atacar policiais com uma faca

Brasil

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Passaportes estão bloqueados pela Corte

Transparência

Juiz intima advogados e alega risco de comprometimento no processo de implicados da Tromper

Intimada há mais de um ano, ré ainda não constituiu defesa e juiz dá 'ultimato' em ação de corrupção chefiada por Claudinho Serra

Famosos

VÍDEO: Filho de Preta Gil chega ao velório para se despedir da mãe; veja

Filho de Preta Gil, Francisco Gil se aproximou do caixão da mãe para acariciá-la e se despedir; velório acontece no Theatro Municipal do Rio