Pular para o conteúdo
Política

Cardozo recorre ao STF contra redução do prazo do impeachment no Senado

Primeiro dos quatro recursos anunciados
Arquivo -

Primeiro dos quatro recursos anunciados

O primeiro dos quatro recursos anunciados hoje (3) pelo advogado da presidente afastada , José Eduardo Cardozo, já foi protocolado na Secretaria Geral da Mesa do Senado. O recurso diz respeito ao prazo para alegações finais da defesa de Dilma, que ontem (2) ficou estabelecido em cinco dias, após o presidente da Comissão Processante do Impeachment, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), acatar questão de ordem da senadora Simone Tebet (PMDB-MS).

Cardozo encaminhou o recurso ao presidente do processo e última instância recursal, ministro Ricardo Lewandowski, alegando que o prazo para as alegações finais da defesa não pode ser menor que 20 dias.

Em resposta à argumentação da senadora, Cardozo informou que, à época do impeachment do ex-presidente Fernando Collor, havia um vazio legal em relação à questão no Código Penal, o que propiciou a adoção de prazo de 15 dias. De acordo com a senadora, o código foi alterado posteriormente e, agora, seria possível aplicar o prazo de cinco dias para acusação e mais cinco para defesa nas alegações finais.

“Não pode prevalecer o fundamento da eminente senadora no sentido de que, quando do julgamento do STF para o caso Collor em 1992, havia um vazio normativo do Código de Processo Penal”, afirmou o advogado.

Segundo ele, havia sim a previsão de prazo de três dias à época, mas o próprio STF determinou que fosse considerada como base a Lei 8.038/90 para os procedimentos de impeachment.

Cardozo esclareceu ainda que a Lei do Impeachment – Lei 1.079/50 – também estabelece que a Lei 8.038/90 deverá ser aplicada no processamento e julgamento dos crimes de responsabilidade cometidos por pessoas com foro privilegiado. Na época do julgamento de Collor, com base nesta lei, foi adotado prazo de 15 dias para as alegações finais da defesa.

O advogado acrescentou que as alegações finais são “a materialidade integral da defesa” e não podem ter prazo menor que o concedido para a defesa prévia, que foi de 20 dias. “Fora concedido para a defesa o prazo de 20 dias para apresentação da defesa prévia. Consequentemente, considerando que as alegações finais são, na realidade, a materialidade integral da defesa, tanto em seu sentido procedimental quanto em sentido substancial, não há como admitir fundamento para a concessão de prazo inferior ao de 20 dias”, alegou Cardozo.

O recurso é o primeiro de quatro que serão apresentados a Lewandowski pela defesa da presidente afastada. Eles são protocolados no Senado e posteriormente oficializados ao presidente do Supremo que, neste caso, atua como última instância recursal e presidente do processo de impeachment.

Lewandowski recebeu ontem o primeiro recurso referente ao processo, do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), solicitando redução do número de testemunhas a serem ouvidas. Ele deve responder esses recursos até segunda-feira (6).

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vídeo: colisão entre ônibus e carro causa transtorno na Rua Brilhante, em Campo Grande

lorena

Recém-nascida que aguardou cirurgia na Santa Casa morre durante procedimento

vagas

Prefeitura de Costa Rica anuncia concurso público para Guarda Civil

Tentando manter Papy na presidência, PSDB articula às pressas reeleição antes do recesso da Câmara

Notícias mais lidas agora

Proposta de Adriane para corte de gastos é aprovada na Câmara de Campo Grande

MPMS faz mais um acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

claudinho serra

Justiça mantém presos Claudinho Serra, assessor e empreiteiro acusados de corrupção

VÍDEO: Câmeras flagram momento em que Elefanta Kenya passa por rodovia de MS

Últimas Notícias

Política

Câmara aprova urgência para proposta que reduz benefícios fiscais

Previsão é que o projeto seja votado ainda esta semana na Casa

Polícia

Com um golpe certeiro de pá, zelador fez adolescente soltar facão em ataque à escola no RS

O funcionário da escola conseguiu desarmar o jovem de 16 anos que segurava dois facões no momento do ataque

Política

Câmara dos Deputados proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

A proposta segue para avaliação no Senado

Loterias

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 32 milhões na quinta-feira

Uma aposta ganhadora com cinco dezenas foi feita em Cornélio Procópio