Deputado desconversou sobre interesse em mudanças de nomes

Com mais posições na , o decidiu manter os nomes que atualmente compõem os cargos de 1ª vice-presidência, 3ª vice-presidência e 3º secretário. Segundo o deputado Beto Pereira (PSDB), a decisão ocorreu durante reunião em seu escritório político, com a presença de sete dos oito deputados que compõem a base tucana. Apenas Flávio Kayatt não estava presente.

Beto Pereira já havia sinalizado a intenção de ocupar um os cargos, mas ao fim reunião, disse que o PSDB manteria a mesma participação, com os atuais membros tucanos. Desta forma, o deputado Onevan de Matos, deve seguir na 1ª vice-presidência, Mara Caseiro, na 3ª vice-presidência e Felipe Orro, como 3º secretário. Maurício Picarelli deve continuar como presidente da Corregedoria da Casa.

Questionado sobre possíveis mudanças anunciadas anteriormente, Beto desconversou sobre seu interesse. “Só assumiria a presidência”, disse. Segundo Beto, além dele, estavam presentes na reunião, os deputados Angelo Guerreiro, Mara Caseiro, Professor Rinaldo, Maurício Picarelli, Onevan de Matos e Felipe Orro.

Desde o início das discussões sobre a eleição da mesa diretora, os parlamentares do PSDB, em sua maioria, manifestaram interesse em ocuparem a presidência e cogitaram a chance de ir para a disputa no voto caso preciso fosse. Eles justificaram ser o mais correto por serem a maior bancada da casa.

Vale ressaltar que nunca houve disputa na eleição da mesa da AL e sim sempre ocorreu o consenso entre os parlamentares.

Outros cargos

O deputado estadual Junior Mochi, do PMDB e Zé Teixeira, do DEM, também devem ser reeleitos presidente e primeiro secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, amanhã, quinta-feira (14). A informação foi divulgada na sessão desta quarta-feira, pelo próprio Mochi.

A 2ª vice-presidente, a deputada Grazielle Machado, do PR, já disse ser possível que ela seja reeleita para ocupar o mesmo cargo. Ela informou ter apoio suficiente para a reeleição.

Já o 2º secretário, Cabo Almi, do PT, deve ser substituído pelo também petista Amarildo Cruz. O PT, por tradição, costuma impor o sistema de revezamento na troca de direção.

Votação

No último dia 7, os parlamentares aprovaram um projeto de resolução que altera o regimento interno da casa de leis e uma das mudanças é que a eleição da mesa possa ocorrer até o dia 20 e não especificamente no dia 20 como era previsto, já que deveria ser feita na antepenúltima sessão do ano.

Dessa forma, ficou certa que iria ocorrer no dia 14. Mochi disse, na ocasião, que se já tivessem os nomes fechados não tinha por que ficar esperando e por isso fizeram a alteração.