Entrega de coletes e armas deve ser feita ainda na sua gestão
O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), entregou simbolicamente, nesta terça-feira (29) braçais e boinas aos guardas municipais que participam do Curso de Patrulheiro. Durante o evento, Bernal garantiu ainda que os guardas que passam por processo de formação, devem receber armas e coletes até o fim deste ano.
“Estamos cumprindo com nossa meta de valorização da guarda municipal. Encontramos a guarda sem veículos, sem estrutura nenhuma. Hoje, temos duas dezenas de veículos, tanto de quatro rodas. como de duas rodas nas ruas. Já estamos estruturando a sede municipal, onde teremos condições e estrutura para cursos. Conseguimos aprovar para esses guardas a possibilidade de portarem armas, em parceria com a Polícia Federal. Adquirimos armamentos, coletes”, disse.
Segundo Bernal, aos guardas que estão em treinamento para utilização de armas letais, o armamento deve ser entregue ainda em sua gestão. “Até o final do ano já estaremos fazendo a entrega das armas e coletes, com a conclusão de cursos que estão sendo efetivados”, garantiu o prefeito.
Durante a entrega de 1250 boinas e braçais, o secretario municipal de segurança pública, Luidson Noleto, frisou que os acessórios foram adquiridas com recurso do Tesouro Municipal. “Foi uma recomendação feita pelo Ministério Público para que o uniforme da GCM se diferencie dos outros poderes policiais”, explicou.
Armas adquiridas – Em junho deste ano, o Governo de Mato Grosso do Sul, através da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), entregou 275 revólveres para a GCM (Guarda Civil Municipal de Campo Grande). As armas, que já foram usadas pela Polícia Militar (PM), serão utilizadas por guardas municipais que passam por treinamento.
Na época, o secretário estadual de segurança, José Carlos Barbosa, informou que os revólveres calibre 38, serviram durante alguns anos a PM e foram substituídos por pistolas calibre .40.