Política

Bernal diz que vai protocolar processo por quebra de decoro que pode cassar Durães

Ofendeu a moral da mãe de Bernal

Diego Alves Publicado em 07/05/2016, às 00h33

None
duraes_midiamax.jpg

Ofendeu a moral da mãe de Bernal

O prefeito Alcides Bernal (PP) disse que irá protocolar na próxima segunda-feira (9) um processo por decoro parlamentar que pode cassar o vereador Roberto Durães (PSC).  O vereador ofendeu a moral da mãe de Bernal durante sessão da Câmara, dizendo que conhecia a idosa 'no silêncio dos edredons'.

A fala ocorreu na terça-feira e o parlamentar voltou nesta quinta-feira (5) à tribuna para pedido de retratação. Ele pediu desculpas tanto à mãe quanto ao filho, Alcides Bernal, pedindo ainda que as falas fossem retiradas da pauta da sessão. O pedido foi aceito pelos vereadores, o que no entendimento do regimento interno da Casa, seria como se as falas não tivessem ocorrido. Desta forma, a Câmara descartou a possibilidade de representação contra Durães. Porém, um outro pedido de cassação do vereador foi protocolizado na Casa também nesta quinta, que pode resultar em análise da Comissão de Ética e futura instalação de Comissão Processante para julgar a atitude do parlamentar.

“A agressão feita pelo vereador é uma agressão feita contra as mulheres contra uma idosa e sendo no microfone da Câmara Municipal que tem um orçamento de R$ 68 milhões, que tem o objetivo de defender o interesse público, proteger o direito de toda a coletividade e também das mulheres, é muito grave. E a questão é tão grave, pois agride uma mãe, e é muito grave pois foi feita por um dito representante do povo,  que utilizou-se do parlamento para fazer insinuações e gestos totalmente injuriosos”, disse Bernal.

O caso

O vereador Roberto Santos Durães (PSC) causou revolta entre testemunhas que o viram dizer em plena sessão parlamentar “conhecer muito bem, ainda mais no silêncio dos edredons,” a mãe do prefeito Alcides Bernal (PP).

Com microfone oficial do Legislativo Campo-grandense e, na frente das câmeras, disparou contra a idosa que está acamada por problema de saúde e que, segundo familiares, tem o hábito de assistir à TV Câmara. “Eu quero dar um recado ao prefeito. Eu conheço muito a senhora mãe dele, viu? Eu conheço demais aquela senhora mãe dele… como eu conheço, já que é uma corja, fala pra mãe dele contar pra ele quem sou eu. Ainda mais no silêncio dos edredons”.

Dois dias depois voltou ao plenário para pedido oficial de desculpas. Em nota, também buscou retratação. ‘”Venho por meio desta, retratar-me à senhora Laura, mãe do Prefeito Alcides Bernal. Em um discurso, no qual fiz referências à essa senhora de respeito, fui infeliz em tal colocação” .

Jornal Midiamax