Pular para o conteúdo
Política

Após morte de índio, deputados culpam Governo Federal pelo conflito por terras

Parlamentares culparam o PT pelo conflito
Arquivo -

Parlamentares culparam o PT pelo conflito

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul usaram a tribuna nesta quarta-feira (15) para culpar o Governo Federal pelo conflito por terras no Estado, após a morte de Cloudioni Rodrigues Souza, de 26 anos, na última terça-feira. Os parlamentares também atribuem o conflito dos proprietários de terra contra os índios ao governo do PT.

Renato Câmara (PMDB) relembrou a morte do índio e disse estar na tribuna para opinar que o conflito é resultado “de um Governo Federal que ficou por décadas na gestão, o PT, e não conseguiu resolver o problema. Agora a vivência mostra mais uma vez essas tristes notícias de morte durante conflitos”. O deputado defende que a violência tem que ser combatida em todas as feras administrativas, mas que a Federação precisa tomar uma atitude.

Mara Caseiro (PSDB)  afirmou que novamente o Estado acordou em luto. “Isso tudo é culpa da ingovernabilidade petista, que passou 14 anos no Governo e não fez nada pra solucionar esse problema. Quero pedir ao governador que marque um encontro nosso com o presidente e com o ministro da Justiça para que possamos olhar pra ele e pedir que seja tomada uma atitude”.

A parlamentar, proprietária de terras, afirmou “não ser contra índios nem produtores”, mas que “lideranças que se dizem índios, como as do Cimi, ajudam e incentivam o conflito, como nós concluímos em nossa CPI”.

O Coronel David destacou que os policiais se disponibilizam a atuar nas aldeias, mas são feitos reféns como nesta semana, em que estariam apenas apoiando os Bombeiros. “O Governo Federal precisar fazer algo pra acabar com esses conflitos”.

Amarildo Cruz, líder da bancada petista, apresentou uma moção de repúdio contra os conflitos. Além dele, nenhum outro deputado do PT se manifestou sobre as acusações feitas ao partido. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Radioterapia avança, mas expõe gargalo da falta de equipe para operação em MS

Carmen Portinho: conheça a engenheira de MS que se tornou patrona do urbanismo no país

Trump enviará 2 mil soldados da Guarda Nacional para a Califórnia diante de protestos

Homem abre fogo em festa junina e fere duas pessoas em Sidrolândia

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a mulher mais jovem vítima de feminicídio no Brasil 

CPI

CPI mira em integrantes do Consórcio Guaicurus em oitivas desta semana

CNH poderá ter toxicológico para 1ª habilitação; saiba quais substâncias são detectadas

Messi será titular da Argentina pela 1ª vez no ano, contra a Colômbia, antes do Mundial de Clubes

Últimas Notícias

Cotidiano

Sesau mobiliza 600 adolescentes voluntários em campanha contra a dengue em Campo Grande

As ações contam com a ajuda de Clubes de Desbravadores, uma iniciativa promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia

Cotidiano

15ª vítima de feminicídio: morte de Eliana expõe vulnerabilidade de mulheres no interior de MS

Lourenço Xavier confessou o crime e está preso preventivamente; Eliana é a 11ª vítima no interior de MS

Brasil

Banco bloqueia contas e cartões de Carla Zambelli

Zambelli deixou o Brasil na quarta-feira (4) e ministro Alexandre de Moraes determinou bloqueios

Esportes

Bia Ferreira derrota argentina nos EUA, mantém título mundial e desafia outra campeã

Em dezembro do ano passado, a brasileira derrotou a francesa Licia Boudersa por decisão unânime para ficar com o título