Orçamento também será votado nesta semana

A Câmara Municipal de vota, nesta terça-feira, o PPA (Plano Plurianual), com as emendas apresentadas pelos parlamentares. Inclusive, será convocada uma sessão extraordinária, após o encerramento da sessão ordinária, para análise em segunda votação.

Uma das emendas apresentadas fixa em 30% o percentual de remanejamento do orçamento, sem autorização da Câmara Municipal. Atualmente, o Executivo Municipal pode mudar sem autorização até 5% da destinação do orçamento.

No projeto do PPA, o prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), pede 30%, índice concedido na gestão de Nelsinho Trad (PTB), por exemplo. No entanto, dificilmente a solicitação será atendida, uma vez que a emenda que a veta já foi apresentada.

Outra emenda, destacada pelo relator da matéria, que tramita na Comissão de Orçamento e Finanças, Eduardo Romero (Rede), reduz em 50% o número de comissionados do Executivo Municipal.

Na quinta-feira (10), os vereadores votam a LOA (Lei Orçamentária Anual), que tem a previsão de orçamento de R$ 3.454.073.000. Ao PPA, foram apresentadas 56 emendas.