Pular para o conteúdo
Política

Vereadores orientam Alceu Bueno a renunciar ao mandato

Colegas avaliam que desgaste seria menor
Arquivo -

Colegas avaliam que desgaste seria menor

O presidente da Câmara de , Mario Cesar (PMDB), ainda não recebeu o pedido de renúncia de (PSL). Mas, colegas dele na Câmara entendem que este seria o melhor caminho para o vereador, diante do escândalo que ele se envolveu com a denúncia de exploração sexual de adolescentes.

O vereador Airton Saraiva (DEM), por exemplo, entende que a renúncia evitaria um desgaste ainda maior. “Cada um tem uma forma de pensar. Em uma situação desta, o desgaste seria menor, para que possa se defender na Justiça, sem correr o risco de ficar inelegível”, avaliou.

O vereador entende que a renúncia seria o caminho mais curto e menos doloroso para o parlamentar, que vai enfrentar comissão processante na Câmara. “É desgastante para todo mundo. Todo mundo passa a ficar do mesmo tamanho. Isso atinge a Casa e todos os membros. É o caminho mais plausível”, opinou.

O vereador Chiquinho Telles (PSD) também diz acreditar que a renúncia ajudaria o vereador a responder com mais tranquilidade, além de evitar que o caso respingue ainda mais na Câmara.

“Fora do parlamento a gente tem que responder pelo que faz. Cada um com o seu problema. Não tenho dúvida que se não renunciar vai ser cassado. Se tiver 30 vereadores, é trinta a zero. Tem que pedir para sair. Se eu fosse ele já tinha pedido para sair faz hora”, recomendou.

A vereadora Carla Stephanini (PMDB) ponderou que a decisão do vereador é pessoal e caberá à Câmara a apuração e punição se comprovada a quebra do decoro. “A renúncia tira a possibilidade da punição na Câmara, mas esta avaliação deixo para ele. O que nos interessa é o rigor da apuração, diante da gravidade, e ver ao final a punição exemplar aos responsáveis pelo ato, seja instituído de mandato ou não”, declarou.

A Câmara solicitou cópias do inquérito assinado por Paulo Sérgio Lauretto para abrir a comissão processante nesta terça-feira (28). Alceu só escaparia da comissão se tivesse voto de 10 dos 29 vereadores. Se 20 vereadores aprovarem a comissão a presidência fará um sorteio para definir os três membros que conduzirão os trabalhos. A comissão terá 90 dias para ouvir os envolvidos e apresentar relatório final, recomendando cassação ou absolvição do parlamentar.

Alceu foi indiciado por favorecimento à exploração sexual. O caso veio à tona depois que ele denunciou suposta extorsão por parte de Luciano Pageu e do ex-vereador Robson Martins. A dupla foi detida com R$ 15 mil que, segundo vereador, seriam usados para extorqui-lo. Após investigação, a polícia acabou descobrindo um grupo que atuava na exploração de adolescentes. Além de Alceu, o ex-deputado Sérgio Assis também foi denunciado por favorecimento à prostituição.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brad Pitt resgata visual icônico com cabelo raspado, duas décadas depois

Vagas

Procurando emprego? Funsat oferta mais de mil vagas na Capital

Sequência de ‘O Diabo Veste Prada’ ganha data de estreia em 2026

gripe

Há 18 investigações de suspeita de gripe aviária em andamento no País

Notícias mais lidas agora

MP acusa Imasul de ‘fechar os olhos’ para instalação de indústria sem licença em MS

nasa park

Nasa Park: Justiça nega recurso e mantém indenização à família que perdeu tudo

Passada seca histórica, Pantanal revive com água e caminha para cheia

Kim Kardashian se forma em Direito após seis anos de estudos

Últimas Notícias

Polícia

Justiça determina internação de grávida que matou homem em Dourados

A suspeita está grávida de quatro meses e é dependente química

Política

‘Rastro de precariedade de serviços’, diz Lívio sobre perícia que avaliou Consórcio Guaicurus

Consórcio Guaicurus desembolsou R$ 272 mil para que peritos analisassem o contrato de concessão do transporte público

Famosos

Mais de meio milhão: Luísa Sonza e João Gomes lideram cachês em Virada Cultural

Shows gratuitos acontecem em São Paulo

Polícia

Briga em boate termina com jovem ferido no interior de MS

A vítima foi socorrida pelo Samu, apresentando um ferimento na região da cabeça