Senadores recebem integrantes do Consórcio Brasil Central e ofertam apoio

Audiência ocorreu nesta quinta-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Audiência ocorreu nesta quinta-feira

Os governadores que compõem o o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, Reinaldo Azambuja (PSDB/MS), Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), Marconi Perillo (PSDB/GO), Marcelo Miranda (PMDB/TO), Pedro Taques (PSDB/MT) e Confúcio Moura (PMDB/RO) se reuniram nesta quinta-feira (12) com senadores das bancadas dos respectivos estados, para explicar sobre as ações do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, oficializado no dia 1 deste mês.

A audiência pública foi realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo da Casa. “Construímos uma nova geografia política e uma nova forma de agir, buscando a cooperação entre estados que têm muitas coisas em comum. O objetivo é criar uma sinergia que possa ampliar o desenvolvimento regional e, a partir daí, promover o desenvolvimento nacional”, explicou Rollemberg.

O consórcio tem natureza autárquica, com autonomia administrativa e financeira, receita e patrimônio próprios. Representando Mato Grosso do Sul estavam presentes os senadores Waldemir Moka (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT). Blairo Maggi (PR-MT), Hélio José (PSD-DF), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Roberto Rocha (PSB-MA) e Lúcia Vânia (PSB/GO) também acompanharam a reunião.

“A engenharia jurídica do consórcio é uma novidade. Estamos fazendo história, pois falaremos em conjunto para que possamos ser ouvidos, para reivindicar nossos direitos constitucionais, que não estão sendo atendidos”, observou o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB). Cada Estado que faz parte do Fórum de Governadores Brasil Central vai montar um fundo com R$ 1,9 milhão para arcar ações do bloco em prol do Centro-Oeste, Tocantins e Roraima.

Conteúdos relacionados