Votação aconteceu ontem no Senado

Os senadores de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet e Waldemir Moka, ambos do PMDB, votaram pela manutenção da prisão do senador (PT). Na noite de quarta-feira (25), os parlamentares decidiram manter o senador por 59 a 13 votos e uma abstenção. Segundo a Constituição, prisões de parlamentares que estejam no exercício de seu mandato têm de ser submetidas a análise da casa legislativa a qual ele é ligado. 

A Mesa Diretora opinou pelo voto secreto, mas acabou vencida pela maioria por 52 votos a 20. Delcídio do Amaral foi preso em uma operação da Polícia Federal, depois de autorização do STF (Supremo Tribunal Federal) com alegação de que os senador tentava atrapalhar as investigações da .

Delcídio havia sido citado pelo ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, por suposta participação  em esquema de desvio de recurso para compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. 

Consta que o senador teria até mesmo oferecido possibilidade de fuga a Cerveró em troca de ele não aderir ao acordo de colaboração com a Justiça, revelando as irregularidades da operação. A conversa foi gravada por um filho de Cerveró.

Ontem, os senadores foram procurados pela reportagem do Jornal Midiamax, mas não quiseram comentar a respeito da prisão do senador Delcídio.