Deputados devem votar criação de fundo do governo de R$ 1,9 milhão

De volta do feriado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza na terça-feira (13) reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a partir das 14 horas. As oitivas da comissão começam neste dia e duas pessoas serão ouvidos pelos deputados que integram o grupo.

Serão ouvidos o sociólogo e jornalista Lorenzo Carrasco e o jornalista Nelson Barretto. Também está prevista reunião da comissão para a quarta-feira (14), às 14 horas. Lorenzo Carrasco é autor do livro Quem manipula os povos indígenas contra o desenvolvimento do Brasil e coautor dos livros Máfia Verde: o ambientalismo a serviço do governo mundial e Máfia Verde 2: ambientalismo, novo colonialismo.

A CPI foi criada no início de setembro, depois que a deputada estadual, Mara Caseiro (PTdoB), que atualmente preside o grupo, apresentou o requerimento. O objetivo, segundo a parlamentar, é investigar possíveis incitações a invasões de terra, na visão dos fazendeiros, e ocupações, no ponto de vista dos indígenas.

Uma nova CPI sobre o assunto esta prestes a ser formada, na Assembleia. Mas, desta vez, para investigar 15 anos de assassinatos de indígena. Inclusive, a autorização da abertura ou não de mais um grupo será anunciada na quarta-feira (14).

Na sexta-feira (16), está prevista reunião do Conselho Estadual de Cidades de Mato Grosso do Sul, da Secretaria de Estado de Habitação.Além disso, deve ser pautado para esta semana a votação do projeto que permite ao Estado criar o Consórcio Interestadual, formado pelos governos que formam o Brasil Central, bloco em prol do Centro-Oeste, Tocantins e Roraima. O consórcio permite a abertura de um fundo de R$ 1,9 milhão, para investir em ações conjuntas dos estados.