Revolta com impostos agita sessão na Assembleia com protesto de empresários
Desta vez ninguém foi retirado do plenário
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Desta vez ninguém foi retirado do plenário
Empresários e produtores reclamaram do aumento de impostos e vaiaram os deputados durante votação do projeto que reajusta o ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação). O episódio lembrou sessões recentes da Câmara Municipal de Campo Grande, que tem passado momentos turbulentos.
As sessões na Assembleia Legislativa costumam ser calmas. É raro ver alguém mais exaltado. O presidente da Assembleia, Junior Mochi (PMDB), usou de uma democracia pouco vista antes na Casa e deixou a plateia se manifestar livremente, levando os deputados a uma chuva de vaias e xingamentos.
Alguns deputados, como o primeiro-secretário Zé Teixeira (DEM), tentaram se justificar, mas foi pior. Zé Teixeira alegou que evitou um rombo ainda maior e que não poderia votar contra um projeto apresentado por ele. Porém, não foi suficiente para contornar a situação. “Não interessa”, rebateu a plateia.
Outros deputados, como o vice-presidente da Assembleia, Onevan de Matos, não se levantaram para votar, conforme o protocolo, e também foi bastante pressionado. “Fala alto”, provocou um dos manifestantes.
Mesmo com a pressão, a maioria dos deputados aprovou o reajuste do ITCD. Votaram pelo aumento do imposto os deputados Barbosinha (PSB), Márcio Fernandes (PTdoB), Lídio Lopes (PEN), Beto Pereira (PDT), Antonieta Amorim (PMDB), Eduardo Rocha (PMDB), Maurício Picarelli (PMDB), Renato Câmara (PMDB), Marquinhos Trad (PMDB), Angelo Guerreiro (PSDB), Flávio Kayatt (PSDB), Onevan de Matos (PSDB), Rinaldo Modesto (PSDB), Zé Teixeira (DEM) e George Takimoto (PDT).
Deram voto contrário ao projeto os deputados Paulo Corrêa (PR), Felipe Orro (PDT), Mara Caseiro (PTdoB), Pedro Kemp (PT), Amarildo Cruz (PT), Cabo Almi (PT) e João Grandão (PT). Não votaram o presidente da casa, Junior Mochi (PMDB), por força do regimento, e Grazielle Machado (PR), que está de licença médica.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Prepare o guarda-chuva: previsão é de muita água para este fim de semana no Estado
Apesar de chuvas intensas, termômetros chegam a 34°C em algumas cidades do Estado
Moradora de condomínio de luxo em Dourados denuncia furto de anéis de ouro
Uma das funcionárias é apontada como como suspeita
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.