Marcos Alex teria pedido para sair

O promotor Marcos Alex Vera, coordenador do Gaeco, famoso por mandar prender nove vereadores, empresários e o então prefeito Gilmar Olarte (PP), pode mudar de função no próximo ano.

A informação foi confirmada ao Jornal Midiamax por uma pessoa próxima ao promotor, que negou que ele tenha sido retirado da função. Segundo o amigo, Marcos Alex, que está viajando, teria pedido para sair por entender que já teria cumprido sua função.

Marcos Alex ficou famoso por conta da Coffee Break, que apura suposta compra de votos para cassar o mandato de Alcides Bernal. Ele conseguiu prender Olarte e deter os vereadores Paulo Siufi (PMDB), Mario Cesar (PMDB), Edil Albuquerque (PMDB), Jamal (PR), Airton Saraiva (DEM), Carlão (PSB), Chocolate (PTB), Gilmar da Cruz (PRB) e Edson Shimabukuro (PTB), além de pedir a condenação de figuras como o ex-governador André Puccinelli (PMDB) e o ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB), por conta da cassação de Bernal.

O promotor entregou o relatório recentemente e enfrentou uma série de críticas dos advogados de defesa dos envolvidos, que tentam desqualificar o trabalho, alegando falta de provas.

Marcos Alex já havia pedido para sair do Gaeco em uma situação polêmica, que envolveu a Coffee Break. Ele ficou inconformado quando vazaram o pedido de afastamento de 17 vereadores, bem como as prisões de Gilmar Olarte e empresários. Revoltado, o promotor pediu para sair do caso e solicitou férias, mas acabou sendo aconselhado a ficar.

A reportagem apurou que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) teria convidado Marcos Alex a integrar o governo, mas ainda não há definição sobre o futuro dele. O relatório de Marcos Alex sobre a Coffee Break aguarda aprovação do procurador Humberto Brites. Ele dirá se acata, arquiva ou pede novas diligências. Depois disso, caso seja aceito, caberá ao Tribunal de Justiça dizer se leva o processo adiante ou arquiva.