Pular para o conteúdo
Política

Preso, ex-deputado Edson Giroto presta depoimento na sede do MPE

Ele chegou no início da manhã
Arquivo -

Ele chegou no início da manhã

O ex-secretário Estadual de Obras e ex-deputado federal, (PR), prestou depoimento por pouco mais de uma hora no MPE (Ministério Público Estadual) à força-tarefa da Operação Lama Asfáltica e deixou o local às 9h desta sexta-feira (13). Ele foi preso na última terça-feira (10) e chegou a conseguir habeas corpus, mas retornou à prisão por ordem do desembargador Dorival Moreira dos Santos. A expectativa é que mais deponetes sejam ouvidos ainda hoje.

O empreiteiro João Amorim, proprietário da Proteco Engenharia, também está recluso temporariamente junto a outras sete pessoas. Todos estão envolvidos em esquema de desvio de verba pública. Segundo estimativa inicial do MPE o prejuízo mínimo é de R$ 2,9 milhões.

O montante foi usado para o pagamento de obras não executadas em estradas estaduais. Conforme assessoria do órgão, mais detalhes sobre a apuração não serão divulgados respeitando o sigilo, bem como a intimidade dos envolvidos.

Também estão encarcerados Maria Wilma Casanova Rosa, Rômulo Tadeu Menossi, Wilson Cabral Tavares e Wilson Roberto Mariano de Oliveira. A secretária de Amorim, Elza Cristina Araújo dos Santos cumpre prisão domiciliar por estar em gravidez de risco. Os mandados foram expedidos devido a força-tarefa, desdobramento da Operação Lama Asfáltica que no dia 9 de julho deste ano cumpriu busca e apreensão na casa de Giroto.

À época ele perdeu cargo de assessor especial no Ministério dos Transportes ao qual tomou posse meses antes. Mesmo depois que a investigação veio à tona o PR seguiu trabalhando com o nome de Giroto para disputar a Prefeitura de no ano que vem. Agora a executiva nacional da sigla decidiu destituí-lo da presidência regional, retornando a função ao ex-deputado estadual Londres Machado (PR).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alcolumbre pedirá para STF reavaliar medidas cautelares contra Marcos do Val

Atlético-MG supera Flamengo nos pênaltis, se vinga de 2024 e vai às quartas da Copa do Brasil

Veículo de luxo roubado no PR é apreendido em na BR-262

Com plenário obstruído, Senado terá sessão remota, diz Alcolumbre

Notícias mais lidas agora

Início do tarifaço impacta carne de MS, mas ‘livra’ outros dois principais produtos

Ex-servidora ré por direcionar licitação a Patrola alega ‘erro de julgamento’

denúncia mpf pedágio br-163 ccr

Motiva lucra R$ 480 milhões na BR-163 em MS após vencer leilão no 2º trimestre

Um fica ferido e outro morre em tiroteio na região de fronteira

Últimas Notícias

Polícia

Brasileiro é executado a tiros de fuzil e jovem fica ferido na fronteira

Um jovem de 20 anos ficou ferido

Polícia

Palestra com 800 trabalhadores aborda enfrentamento à violência contra mulheres

Mais de 800 colaboradores, em sua maioria homens, participaram da palestra

Esportes

São Paulo perde todos os pênaltis e é eliminado da Copa do Brasil pelo Athletico-PR

A partida começou com demonstrações de que o Athletico-PR não havia jogado a toalha

Esportes

42ª Copa Campo Grande de Futebol Amador, com 58 times, começa neste sábado

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), realiza neste sábado, (9/8), às 15h, no Estádio do Bairro Estrela do Sul, a abertura oficial da A 42ª edição da Copa Campo Grande de Futebol Amador, categoria masculina, começa neste sábado (09) no Estádio do Bairro Estrela do Sul. O … Continued