João Pedro Gonçalves deve passar ainda em Ponta Porã

O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), João Pedro Gonçalves da Costa está em Mato Grosso do Sul e se reuniu na manhã desta quinta-feira (6), com os deputados do PT João Grandão e Pedro Kemp, ambos da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas da Assembleia Legislativa. 

A assessoria de imprensa da Funai em afirmou ainda que João Pedro esteve com funcionários da Coordenaria, se reuniu com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e deve visitar a região Buriti, palco de grave conflito que deixou um índio morto durante reintegração de posse, em 2013. Depois, João Pedro deve passar ainda pelo município de Ponta Porã, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

De acordo com Kemp, na reunião discutiu-se a retomada de negociação, por parte do governo federal, para tratar do conflito agrário envolvendo índios e fazendeiros do Estado. A questão da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 71/2011, que torna legal a de terras e benfeitorias de possuidores de títulos dominais da União de terras posteriormente declaradas historicamente indígenas, também foi debatida no encontro.

“Ele cumpre agenda específica no Estado, mas aproveitou para falar conosco, da Comissão de Assuntos Indígenas, onde tratamos dos conflitos agrários”, declarou Grandão.

O parlamentar antecipou ainda que, na próxima semana, participa de em Brasília junto com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e volta a se encontrar com o presidente da Funai para, novamente, tratarem da disputa de terras no Estado.