Pular para o conteúdo
Política

PMDB tenta blindar Puccinelli e joga culpa por ‘Lama’ para Giroto

Deputados minimizam reflexos
Arquivo -

Deputados minimizam reflexos

Os deputados do PMDB estão tentando minimizar o estrago que a Operação Lama Asfáltica pode causar no partido para as próximas eleições. Para isso, querem eleger Edson Giroto (PR) como o responsável pelas denúncias de desvios milionários da gestão de (PMDB).

“O partido não tem nada a ver com isso. Não tem nada a ver com a atuação individual das pessoas”, declarou o presidente do PMDB e presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB). A reportagem lembrou que Puccinelli é a principal liderança do PMDB no Estado, mas o presidente deixou a entrevista sem comentar o fato.

A defesa de Mochi foi a mesma dada pelo deputado Renato Câmara, que tratou o caso como “isolado”. Na avaliação de Câmara, o secretário tem autonomia para ordenar despesa. “Ele não pode assumir responsabilidade por terceiros”, justificou.

O deputado Maurício Picarelli (PMDB) não adotou o discurso de defesa de Puccinelli e preferiu classificar o ocorrido como triste. “Tem que investigar”, declarou.

O deputado Marquinhos Trad, que ainda está no PMDB, concordou com a repercussão negativa para o partido, mas entende que o ex-governador André Puccinelli ainda não foi tão atingido. “Não deve ser aparentemente tão ruim para o André. Por que ele não está envolvido?”, questionou.

O Caso

O juiz Carlos Alberto Garcete decretou a prisão temporária, por cinco dias, de nove envolvidos na Operação Lama Asfáltica, que investiga a gestão do ex-governador André Puccienelli (PMDB).  Todos eram protagonistas e ligados a secretaria de Obras do Estado.

A lista é composta pelo ex-deputado federal Edson Giroto (PR), de João Alberto Krampe Amorim dos Santos, Átila Garcia Gomes Tiago de Souza, , Elza Cristina Araújo dos Santos,  Maria Wilma Casanova Rosa, Maxwell Thomé Gomez, Rômulo Tadeu Menossi, Wilson Cabral Tavares e Wilson Roberto Mariano de Oliveira.

Segundo assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a decisão refere à licitação de contrato da Proteco que tinha a obrigação de “recuperação da estrutura da faixa de rolamento da rodovia MS-228, com aplicação de revestimento primário e implantação de dispositivos de drenagens, numa extensão de 42 km – Local: Rodovia MS-228, entre Km 35,0 e Km 77,0, no município de .

O juiz entendeu que o material apresentado pelo Ministério Público justifica, o pedido de prisão: “Há farta documentação a indicar, prima facie, que, possivelmente, consolidou-se uma organização criminosa com objetivo de auferir vantagens ilícitas em contratos administrativos de obras e serviços com o Estado de Mato Grosso do Sul, consistente em falsificações de medições e outras ações escusas que objetiva receber por serviços não realizados ou realizados de forma insuficiente”, ponderou.

Garcete declarou ainda que a prisão temporária dos representados é fundamentalpara a conclusão das investigações. “A prisão temporária dos investigados é imprescindível, diante do possível direcionamento e manipulação da prova oral dos investigados, aliado à criação de óbices para a coleta de novos dados (art. 1º, I, da Lei n. 7.960/89), de modo que a medida permitirá que os representados sejam ouvidos, separadamente, acerca dos fatos, sem que tenham como combinar eventual versão e assim conseguirem mascarar a realidade dos fatos, consoante o art. 191 do CPP, além de garantir a segurança física e psicológica das testemunhas que já colaboraram, e colaborarão nas investigações”. Os mandados são cumpridos pela Polícia Civil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira