Pular para o conteúdo
Política

PMDB e PRB comemoram aprovação de financiamento empresarial

O financiamento para campanhas eleitorais é questionado 
Arquivo -

O financiamento para campanhas eleitorais é questionado 

O líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), disse que ficou satisfeito com a aprovação da emenda que inclui na Constituição a doação de empresas para partidos e permite a doação de pessoas físicas para candidatos. Com a proposta, o sistema continua misto, com recursos públicos ou privados.

“O Parlamento teve consciência de que não pode abrir mão da sua prerrogativa de legislar”, disse Picciani.

O financiamento de empresas para campanhas eleitorais é questionado em uma ação no Supremo Tribunal Federal com seis votos contrários ao modelo. Ao incluí-lo na Constituição, os parlamentares tentam inviabilizar qualquer decisão do tribunal.

Picciani disse que as campanhas precisam de financiamento e a população não aceita apenas o financiamento público, como defende o PT. “No Brasil, haveria um prejuízo grande de se tirar dinheiro do caixa do governo para financiar eleição, a sociedade não reagiria bem a isso”, disse.

Autor da emenda aprovada, o líder do PRB, deputado Celso Russomanno (SP), disse que a votação resolve a polêmica com o Judiciário.

Emenda semelhante

Os dois líderes rebateram críticas do PCdoB e do PT de que o tema já tinha sido derrotado ontem, quando o Plenário rejeitou emenda com doações de empresas para candidatos e partidos, e foi colocado em votação contra o acordo de líderes de segunda-feira.

Russomanno disse que foi feito um acordo em torno da redação votada, já que muitos partidos não concordaram com as doações de empresas diretamente aos candidatos. “Muitos achavam que não estava certo o financiamento direto, que ele cria compromisso do candidato com a empresa, o que não é claro. Assim, os dois lados cederam e chegamos a um consenso”, afirmou.

Para Picciani, são duas propostas diferentes: a de ontem falava de doações de empresas a candidatos e a de hoje apenas aos partidos. “Há uma diferença substancial no mérito”, disse. Ele disse que a proposta aprovada vai dar transparência às doações por uma lei futura.

O líder do PT, deputado Sibá Machado (AC), no entanto, considerou a votação ilegítima. “Nós ganhamos ontem e hoje. O que houve aqui não está acobertado pelo acordo, inclusive para não obstruir. Como nós ganhamos, não podemos compactuar com o que foi feito aqui. Deram um jeito de voltar a um assunto derrotado”, reclamou o líder, que não quis dizer quais serão os próximos passos da bancada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente afonso pena com a 13

Acidente no cruzamento da Afonso Pena com a 13 de Maio mobiliza bombeiros em Campo Grande

carro afundou rio paraguai porto murtinho

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Gol de pênalti contra o Corinthians - (Foto: Premiere, Reprodução)

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

joao gomes show em campo grande fãs

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Falou demais? João Gomes deixa escapar informação íntima e transforma parque formigueiro: ‘um caos’

Saiba os detalhes que agitaram a passagem de João Gomes por Campo Grande (MS) neste domingo

Esportes

Cruzeiro goleia Grêmio e continua na caça ao líder Flamengo no Brasileirão

Desde os primeiros minutos, o Cruzeiro assumiu o controle do jogo

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

A seleção brasileira tem amplo domínio histórico na Copa América, criada em 1991

Famosos

Fabiano sofre acidente de carro a caminho de show com César Menotti

César Menotti não estava com o irmão pois já se encontrava na cidade onde a dupla tinha show marcado