Pular para o conteúdo
Política

Onde está Edson Giroto? Ex-deputado é considerado foragido da Justiça

Justiça reverteu decisão e pediu prisão de ex-deputado
Arquivo -

Justiça reverteu decisão e pediu prisão de ex-deputado

 

O ex-deputado federal e secretário de Obras do Estado, (PR), ainda continua solto. Ele foi detido na terça-feira (10), conseguiu sair da prisão ontem pela madrugada e no período da tarde perdeu o direito de liberdade e já deveria estar preso, mas ainda não foi localizado.

A reportagem tentou contato com os dois advogados de Giroto; no celular dele; no Garras; onde ele ficou preso, e na Deco, que efetuou a prisão, mas ninguém sabe dizer onde está o ex-deputado federal e membro do primeiro escalão de André Puccinelli.  A reportagem apurou que policiais estão na captura do ex-deputado, que agora é considerado foragido.

Giroto conseguiu liminar para escapar da prisão menos de 24 horas depois de ser detido pela polícia. A liminar foi concedida pelo plantonista no Tribunal de Justiça, Marcos Brito. Porém, o desembargador Dorival dos Santos, reconsiderou a decisão e determinou nova prisão.

O caso

O juiz Carlos Alberto Garcete decretou a prisão temporária, por cinco dias, de nove investigados na Operação Lama Asfáltica, que investiga a gestão do ex-governador André Puccienelli (PMDB).  Todos eram protagonistas e ligados a secretaria de Obras do Estado.

A lista é composta pelo ex-deputado federal Edson Giroto (PR), de João Alberto Krampe Amorim dos Santos, Átila Garcia Gomes Tiago de Souza, , Elza Cristina Araújo dos Santos,  Maria Wilma Casanova Rosa, Maxwell Thomé Gomez, Rômulo Tadeu Menossi, Wilson Cabral Tavares e Wilson Roberto Mariano de Oliveira.

Segundo assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a investigação refere-se à licitação de contrato da Proteco que tinha a obrigação de “recuperação da estrutura da faixa de rolamento da rodovia MS-228, com aplicação de revestimento primário e implantação de dispositivos de drenagens, numa extensão de 42 km – Local: Rodovia MS-228, entre Km 35,0 e Km 77,0, no município de .

O juiz entendeu que o material apresentado pelo Ministério Público justificava o pedido de prisão: “Há farta documentação a indicar, prima facie, que, possivelmente, consolidou-se uma organização criminosa com objetivo de auferir vantagens ilícitas em contratos administrativos de obras e serviços com o Estado de Mato Grosso do Sul, consistente em falsificações de medições e outras ações escusas que objetiva receber por serviços não realizados ou realizados de forma insuficiente”, ponderou.

Garcete declarou ainda que a prisão temporária dos representados seria fundamental para a conclusão das investigações. “A prisão temporária dos investigados é imprescindível, diante do possível direcionamento e manipulação da prova oral dos investigados, aliado à criação de óbices para a coleta de novos dados (art. 1º, I, da Lei n. 7.960/89), de modo que a medida permitirá que os representados sejam ouvidos, separadamente, acerca dos fatos, sem que tenham como combinar eventual versão e assim conseguirem mascarar a realidade dos fatos, consoante o art. 191 do CPP, além de garantir a segurança física e psicológica das testemunhas que já colaboraram, e colaborarão nas investigações”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

ES: Casal morre após sair para ‘namorar’ e veículo despencar de penhasco

PF encontra galpão usado por grupo criminoso para contrabando de narguilé

Para fortalecer a citricultura, Campo Grande terá plano de erradicação da murta em 90 dias 

Funsat oferta mais de 2,1 mil vagas de emprego em Campo Grande na próxima segunda-feira

Notícias mais lidas agora

hrms julga desvios

Condenados por corrupção, prefeito e ex-diretor do HRMS podem ter que devolver R$ 996 mil

Fala Povo Midiamax nos Bairros Coophasul

Fala Povo estreia neste sábado com gincana, música, e prêmios na grande Coophasul

Emenda da Câmara de Campo Grande reduz pela metade prazo para ingressar no Primt

Acidente entre ônibus e carreta deixa 11 mortos e mais de 40 feridos no MT

Últimas Notícias

Cotidiano

Idosos ficam feridos após carro cair em buraco de obra no Bosque das Araras

O condutor não percebeu que a via está passando por obras e veículo acabou caindo na 'cratera'

Cotidiano

Com duas mortes por picada de escorpião em MS, prevenção pode evitar acidentes em casa

Crianças brincavam no quintal de casa quando foram picadas pelo animal peçonhento

Mundo

Tailândia acusa Camboja de plantar minas terrestres após 3 soldados ficarem feridos

Autoridades da Tailândia afirmaram que esse foi o terceiro incidente, é o terceiro em menos de um mês

Cotidiano

Ribeirinhos criticam evento sem a presença de quem convive com as onças: ‘gostaria que nos levassem mais a sério’

Sem mencionar a presença de comunidades que convivem em regiões com perigo de ataques, autoridades ambientais anunciaram que Campo Grande irá sediar workshop sobre onças