Novo presidente quer limpar pauta de vetos e projetos até a próxima semana

O novo presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), anunciou as primeiras medidas da gestão dele, iniciada neste domingo (1º). Entre as principais mudanças ele destacou o corte de salário dos deputados e concurso público, que pretende realizar ainda este ano.

O corte no salário dos deputados refere-se a verba extra, que caia direto na conta dos deputados com cargo na Mesa Diretora e de quem exercia liderança. O salário extra variava de R$ 5 a R$ 12 mil. Mochi alega que a atitude foi tomada para evitar questionamentos sobre a legalidade do benefício de vários anos.

O novo presidente também tem reunião marcada para definir questões administrativas, que envolvem investimento na estrutura da casa e na qualificação dos servidores. O novo presidente pediu 40 dias para apresentar projeto para que todos os gabinetes fiquem do mesmo tamanho. Em relação aos servidores, prometeu, se for possível ainda neste ano, concurso público, garantindo que a Casa não troque de servidores a cada legislatura.

Mochi também quer que a população acompanhe mais atentamente os trabalhos dos deputados. Para isso ele pretende televisionar as sessões das comissões da Casa, onde são discutidos os méritos do projeto. Hoje a Assembleia só transmite sessões da Comissão de Constituição e Justiça.

O novo presidente  também pretende limpar a pauta na Assembleia até a próxima semana, colocando em votação todos os projetos, para que a Casa possa pensar apenas nas proposições da próxima legislatura.