Haverá a reunião da CPI do Cimi

Resultado das eleições do Parlamento Jovem, oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), reunião da CPI para investigar a ação/omissão do Estado nos casos de violência praticados contra os povos indígenas e audiência pública para debater a dengue são alguns dos eventos da semana de 8 a 14 de novembro, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Às 8h30 de segunda-feira (9), será realizada a Santa Missa.

O padre Rosiney Pauli, do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de , fará a celebração eucarística. Às 14h30, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) divulgará os deputados estudantes eleitos para o projeto Parlamento Jovem, promovido pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. Os eleitos terão mandato de um ano e participarão de sessões legislativas mensais, com o mesmo protocolo das sessões ordinárias dos deputados estaduais.

Na terça-feira (10), às 14 horas, no Plenário Júlio Maia, haverá a reunião da CPI do Cimi, com a realização de oitiva. A comissão é presidida pela deputada Mara Caseiro (PMDB), tendo Marquinhos Trad (PMDB) como vice-presidente e Paulo Corrêa (PR) como relator. Pedro Kemp (PT) e Onevan de Matos (PSDB) são os outros membros do grupo de trabalho. Quarta-feira (11), às 14 horas, por proposição da presidente da Comissão de Saúde, deputada Mara Caseiro, acontecerá a audiência pública Estudos e Avanços no Controle da Epidemia da Dengue em Mato Grosso do Sul. Governo do Estado, prefeituras, Conselho Regional de Medicina e Conselho Regional de Enfermagem são alguns dos órgãos que estarão presentes.

A empresa Sanofi Pasteur, que está desenvolvendo a vacina da dengue, trará duas palestrantes para explicar sobre o produto em desenvolvimento, a médica e diretora Sheila Homsani, pós-graduada em Medicina Interna e Familiar e Medicina Ocupacional  e Amanda Santos Pinho, farmacêutica Bioquímica e diretora de Planejamento Estratégico Dengue da Sanofi Pasteur.

A Assembleia Legislativa vai ceder na quarta-feira, às 14 horas, o Plenarinho Nelito Câmara para um encontro preparatório que discutirá contribuições para a participação do Brasil na 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 21), que será em dezembro, na França. Na quinta-feira (12/12), às 14 horas, a CPI que investigará a ação/omissão do Estado de Mato Grosso do Sul nos casos de violência praticada contra os povos indígenas, entre os anos de 2000 e 2015, definirá o calendário dos trabalhos. O deputado João Grandão (PT) foi eleito presidente da comissão e, Mara Caseiro, a vice-presidente. Antonieta Amorim (PMDB) assumiu a relatoria. Paulo Corrêa e Professor Rinaldo (PSDB) também são membros titulares da CPI.