Pular para o conteúdo
Política

Mario Cesar diz que desembargador foi ‘confuso e vago’ ao afastá-lo

Vereador entrou com mandado de segurança no TJ
Arquivo -

Vereador entrou com mandado de segurança no TJ

O vereador Mario Cesar (PMDB), afastado da presidência da Câmara Municipal de na terça-feira (25), foi vítima de um ato “confuso, vago e insuficiente”. Pelo menos é o que entendem os advogados dele, em mandado de segurança que começou a tramitar nesta sexta-feira (28) no Tribunal de Justiça, na tentativa de devolvê-lo ao cargo.

A defesa do vereador, em 11 páginas, alega que o desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva, que determinou o afastamento de Mario Cesar a pedido do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), “cometeu um gravíssimo erro: não informou de forma clara e embasada o motivo do afastamento do impetrante, partindo da premissa de que ele é culpado pelo simples fato de ser detentor de cargo público”.

Na petição, os advogados de Mario Cesar trazem trecho que teria sido usado para justificar a decisão de afastá-lo. Em seguida, pontua três aspectos que consideram errados, entre eles não deixar claro quais seriam os “fortes indícios de que (o vereador) tenha recebido benesses” em razão do cargo, alegando não haver “nem resquício de prova” contra o parlamentar.

 A defesa de Mario Cesar ainda questiona trecho da decisão de Bonassini quando ele fala sobre comportamento ético na esfera do poder público. “Não é punindo indiscriminadamente aqueles que ocupam neste momento os cargos políticos que se eliminará a corrupção”, alegam os advogados, falando em “anseio da autoridade coatora (desembargador) para realizar uma limpeza ética na política, sem se preocupar com os direitos básicos do impetrante (vereador)”.

Também consta no recurso a alegação de que Mario Cesar “autorizou, de modo espontâneo, o acesso a todos os seus dados bancários e fiscais”. Por fim, pede liminar para suspender o afastamento e “assegurar o exercício do mandato de vereador do impetrante em sua plenitude, inclusive relação à aproximação da Câmara de Vereadores de Campo Grande”.

Até o fechamento deste texto, não havia decisão acerca do mandado de segurança. Ele tramita no Órgão Especial do TJ, tendo o desembargador Sideni Soncini Pimentel como relator.

Mais cedo, na ação em que foi determinado o afastamento de Mario Cesar, o desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva decidiu manter a decisão inicial, negando pedidos de reconsideração feitos pelo vereador e também por Gilmar Olarte (PP), afastado no mesmo processo do cargo de prefeito da Capital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhonete furtada é encontrada com 2 toneladas de maconha em Bodoquena

Obra de mobilidade financiada pelo Fonplata em Dourados deve ficar pronta em novembro

Ciclista morre atropelado por carreta ao tentar atravessar rodovia em Dourados

Revitalização da antiga rodoviária deve ser concluída ainda em 2025, diz secretário

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

Sargento foi alvo de procedimento na Corregedoria da PM

Corregedoria abre investigação contra PM que perseguiu adolescente e  fez disparos em Campo Grande 

Últimas Notícias

Política

‘A gente vai mostrar de onde veio’: acusado de cobrar propina, Juliano Ferro alega perseguição e faz ameaça no Instagram

Empresário denuncia que o prefeito teria recebido R$ 200 de propina para forjar licitação e favorecer amigos

Famosos

Zé Felipe processa Virgínia Fonseca e exige divisão milionária de bens; veja valor

Após fim do relacionamento, Zé Felipe entrou na Justiça contra Virgínia Fonseca e pede divisão de bens; saiba o valor do patrimônio

MidiaMAIS

Mato Grosso do Sul passa a ter internet Starlink grátis no celular: veja como conectar

É possível acessar em áreas remotas o envio e recebimento de mensagens de texto; compartilhamento de localização e acesso a serviços de emergência

Cotidiano

Calor, chuva e tempo seco: Saiba como será o fim de semana em Campo Grande

Previsão indica mudanças bruscas em todas as regiões do Estado no início de agosto