Piso dos professores estaduais deve ser equiparado até outubro de 2021
Até o momento, pelo menos 60% dos sindicatos de professores da rede estadual nos municípios concordaram com o fim da greve da categoria, que começou na quarta-feira passada (27). Segundo informações apuradas pelo Jornal Midiamax, há 44 votos pelo encerramento da paralisação e outros 14 contra, de um total de 73 entidades vinculadas à Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação).
Está marcada para as 18h desta quarta-feira (3) uma assembleia-geral, em Campo Grande. De acordo com o termo de sessão de conciliação, caso governo e Fetems aceitem a proposta, o piso dos professores estaduais deve ser equiparado até outubro de 2021 com o piso nacional, ficando o Executivo estadual responsável por acrescentar todo mês de outubro 4,37% nos salários.
Além dos acréscimo em outubro, o governo deve também chamar em concurso 1 mil professores, sendo 500 em julho de 2015 e 500 em janeiro de 2016. O acordo prevê ainda a abertura de negociação para antecipação da data-base dos administrativos em conjunto com todas as categorias sindicais.
O Estado também deve pagar, caso aceite o acordo, a diferença de 1/3 da hora atividade relativa ao ano de 2013.