Pular para o conteúdo
Política

Justiça decide manter Gilmar Olarte e Mario Cesar afastados dos cargos

Decisão é do desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva
Arquivo -

Decisão é do desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva

O Tribunal de Justiça decidiu que Gilmar Olarte (PP) e Mario Cesar (PMDB) continuarão afastados dos cargos de prefeito e presidente da Câmara Municipal de , respectivamente. A decisão, que saiu no fim da manhã desta sexta-feira (28), é do desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva.

Ambos pediram ao TJ reconsideração dos afastamentos, determinados pelo próprio Bonassini em atendimento ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Na terça-feira (25), foi deflagrada a Operação Coffee Break, na qual também foram ouvidos nove vereadores, um ex-vereador, três empresários, e apreendidos 17 celulares, inclusive dos dois afastados.

Na decisão, Bonassini considerou inconsistentes os pedidos de Olarte e Mario Cesar. No primeiro caso, o entendimento é de que o pepista “continua sendo prefeito de Campo Grande, apenas, por decisões judiciais cautelares, afastado do exercício do cargo”.

Olarte fez três pedidos ao TJ: reconhecimento da incompetência da corte em prosseguir com a ação; baixa do caso para a primeira instância, por entender que ele perdeu o foro privilegiado; e tornar sem efeito o afastamento por perda de objeto, entendendo que ele reassumiria o cargo de vice-prefeito.

“O foro por prerrogativa de função é ligado ao cargo e não à pessoa que o exerce. (…) Esse cargo, em situação normal, inicia-se com a diplomação e extingue-se com o afastamento definitivo”, explica Bonassini ao relatar a decisão. Tanto o afastamento de Olarte quanto o retorno de Alcides Bernal (PP) “são cautelares, e não definitivas”, emenda.

Conclusão: “somente a perda definitiva do cargo é que tem o condão de excluir o foro por prerrogativa de função ostentado pelo prefeito”. Bonassini nega tudo que Olarte pediu porque, “se continua prefeito, não pode, concomitantemente, exercer o cargo de vice-prefeito”.

Em relação a Mario Cesar, o desembargador lembra que “as investigações encontram-se apenas no início, não havendo justificativa para revogação da decisão”. O outro argumento, de que afastá-lo pode prejudicar o trabalho na Câmara, também é refutado: “foi justamente para evitar entraves na investigação que ocorreu o afastamento”, ao passo que a substituição já foi feita, com Flávio César (PTdoB), ainda que investigado na mesma operação, tenha assumido o cargo.

A Operação Coffee Break apura eventual compra de vereadores para cassar Alcides Bernal. No mesmo dia da operação, à tarde, o TJ rejeitou recurso da Câmara Municipal e manteve liminar, de maio do ano passado, reconduzindo o até então prefeito cassado ao cargo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Carreta que transportava minério fica destruída após pegar fogo em MS

Produção de grãos deve alcançar recorde em 2025, aponta Conab

youtuber constroi casa campo grande

‘Precisamos de pedreiro’: influencer volta dos EUA e demole casa de seguidora para construir outra

Cocaína escondida em carga de soja e avaliada em R$ 18 milhões é apreendida em Dourados

Notícias mais lidas agora

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Simone foi assassinada a tiros dentro de casa por filho de amante que também foi preso em MS

Copa Pantanal de Voleibol começa nesta quinta-feira em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Mulher que pichou estátua da Justiça com batom recorre de condenação no STF

Débora Rodrigues está em prisão domiciliar desde março

Famosos

Ao vivo, Eliana emociona ao falar sobre perda do bebê de Tati Machado: ‘Difícil’

Eliana começou o Saia Justa com uma mensagem emocionante sobre Tati Machado, que perdeu o bebê que esperava no oitavo mês de gestação

Transparência

Licitação de R$ 2 milhões para serviços de manejo de árvores é homologada em Dourados

A Prefeitura de Dourados oficializou, por meio de termo publicado nesta quinta-feira (15), a adjudicação e homologação do Pregão Eletrônico n.º 001/2025, que trata da contratação de empresas para execução de serviços especializados em meio ambiente e tratamento de árvores históricas da cidade. Conforme o documento, foram vencedoras a Progaia Engenharia e Meio Ambiente Ltda., … Continued

Polícia

Idoso desaparecido é encontrado a 9 km do local onde foi visto pela última vez

Helio Pereira havia desparecido na última terça-feira (13)