Mais de 100 indígenas estão na sessão desta quinta
Mais de cem indígenas e líderes de movimentos sociais compareceram a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (22) para lançar campanha de boicote a produtos do agronegócio do Estado.
Sonia Guajajara, coordenadora da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) disse que milhares de pessoas consomem produtos do agronegócio do Estado, que custam a vida de vários indígenas.
Vários cartazes da campanha estão espalhados pela Assembleia. Sobre a CPI do Genocídio no Estado, Sonia acredita que os trabalhos cheguem a algum resultado, em forma de punições. “O Brasil precisa reconhecer os crimes contra os índios e devolver as terras que são deles”.
Nesta quinta, milhares de indígenas protestas na Câmara dos Deputados contrários a votação da PEC 215, que transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional.
A proposta também possibilita a revisão das terras já demarcadas. Outra mudança seria nos critérios e procedimentos para a demarcação destas áreas, que passariam a ser regulamentados por lei, e não por decreto com é atualmente.