Ministro do Planejamento reuniu-se nesta sexta com empresários e economistas em São Paulo
No começo da tarde, o ministro Nelson Barbosa, da pasta federal do Planejamento se reuniu com a presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Luiza Helena Trajano, e os principais varejistas do país. No encontro, as ações do governo para promover o reequilíbrio fiscal.
O ministro do Planejamento ressaltou uma série de ações já adotadas, distribuídas do lado da receita e do lado da despesa e relatou aos empresários que o governo está reduzindo em 33% a despesa discricionária da União.
A presidente da IDV, Luiza Trajano, elogiou o planejamento apresentado e se comprometeu a ajudar o governo a alcançar o reequilíbrio fiscal.
Bem mais simples
O Governo Federal estuda também a simplificação nos procedimentos administrativos nos 39 ministérios. Os ministros de cada pasta têm até 20 de abril para apresentar à presidência uma lista de normativas com sugestões de regras existentes que podem ser eliminadas. “Desburocratizar, simplificar e, ao mesmo tempo, aplicar sobre isso toda a tecnologia de informação e sistematização. Esse é o dever de casa de cada ministério”, pontuou Dilma no evento que lançou recentemente o ‘Bem mais Simples’, programa que terá esse objetivo.
Até maio, será feito um mutirão para extinguir as regras desnecessárias. Também está previsto, a partir de junho, a abertura de empresas em até cinco dias. Atualmente, o tempo médio de abertura é de 80 dias.