Governadores dizem que PSDB só apoia ‘pauta positiva’ contra a crise
Reinaldo e Alckmin participam do Circuito Expocorte
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Reinaldo e Alckmin participam do Circuito Expocorte
Lideranças do PSDB estão dispostas a construir uma pauta positiva com o governo federal. O foco da ‘trégua’ dos tucanos, segundo eles, é ajudar o Brasil a atravessar momento de crise econômica, diante de processo de ajuste tributário por parte de Dilma Rousseff (PT).
“Temos o dever de ajudar em momento de crise. Tudo que pudermos fazer para isso, vamos fazer”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ao participar do Circuito Expocorte, na manhã desta quarta-feira (29), em Campo Grande. “O PSDB vai construir uma pauta positiva para o País”, complementou o também tucano Reinaldo Azambuja, que governa Mato Grosso do Sul.
A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), fará nos próximos dias reuniões com governadores de todos os Estados para discutir a reforma tributária, que envolve, entre outras coisas, mudanças nas alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Em outras ocasiões, Reinaldo disse que Mato Grosso do Sul precisa de garantias de compensação de eventuais perdas de arrecadação.
Nesta quarta, reforçou o objetivo. “A questão tributária é muito complexa, o que nunca vamos fazer é assinar qualquer tipo de acordo que não tenha garantias de ressarcimento, um fundo de compensações que traga muita clareza. Vamos ser a favor de toda pauta positiva”, analisou Reinaldo.
Alckmin diz que o foco tem de ser voltado à recuperação do crescimento econômico. “Não adianta nada fazer ajuste se o Brasil não crescer. Tem que fazer investimentos, senão não há ajuste fiscal que funcione”, defende o governador de São Paulo.
Segundo Alckmin, é preciso criar um fundo constitucional que “dê o mínimo de segurança” principalmente aos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “Aqui, estamos fazendo a reforma tributária, mas isso não pode ficar só a cargo dos estados, o governo federal tem que fazer a parte dele e mexer nos tributos federais também”, disse Reinaldo, comentando que a vice-governadora, Professora Rose, deve representar Mato Grosso do Sul na reunião com Dilma – a data ainda não foi confirmada.
Notícias mais lidas agora
- Acidente envolvendo ônibus com 50 passageiros paraguaios deixa nove feridos no Paraná
- Trio que morreu em acidente na BR-163 em MS tinha entre 67 e 89 anos
- Banco de dados com 201 DNAs de familiares em MS ajuda a colocar fim na busca por desaparecidos
- Deam investiga 7 registros de vítimas de motociclistas assediadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Mércia resgata pendrive com provas do assassinato de Molina: Resumo de Mania de Você, capítulo do dia 03/12/20024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta terça-feira (3)
Madalena se desespera ao ver felicidade de Jão em ser pai: Resumo de Volta por Cima, capítulo do dia 03/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta terça-feira (3)
Beatriz acusa Beto de agredir Basílio: Resumo de Garota do Momento, capítulo do dia 03/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta terça-feira (3)
Hélio e Sabina se casam: Resumo de Alma Gêmea, capítulo do dia 03/12/2024, última semana
Confira resumo do capítulo que vai ao ar nesta terça-feira (3)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.