Pular para o conteúdo
Política

Gilberto Gil diz que processo de impeachment é ‘delírio político’

Vê no Brasil um exemplo de uma “aventura"
Arquivo -

Vê no um exemplo de uma “aventura”

O cantor, compositor e ex-ministro da Cultura criticou hoje (7) o processo de aberto na Câmara dos Deputados contra a presidenta . Segundo ele, neste momento, se vê no Brasil um exemplo de uma “aventura, um delírio político tentando legitimar uma aventura jurídica com o pedido de impeachment da presidente”.

Gil disse ainda esperar que a sociedade brasileira se manifeste contra o impedimento de Dilma. “É uma coisa que está ficando cada vez mais clara e espero que fique suficientemente clara para a sociedade brasileira, no sentido que a sociedade brasileira tenha a capacidade de se manifestar definitivamente contra essa tentativa de impedimento da presidente”.

Ele afirmou ainda que não se sente capacitado para o exercício da política e classificou de uma contribuição passageira a experiência que teve no campo político quando ocupou os cargos de secretário de Cultura da Bahia e, depois, de ministro da Cultura durante o governo Lula. Gil disse que essa contribuição se deu mais na gestão da questão pública, no sentido de conceber e dirigir à população políticas públicas e refletir as necessidades delas.

“Se fosse para fazer uma contribuição no campo da política, possivelmente, não teria assumido as responsabilidades que assumi tanto na Secretaria de Cultura da Bahia como no Ministério da Cultura, porque não me sinto capacitado, não me sinto apto, não tenho talento para o exercício da política”, disse. “Não tenho apetite político para vivenciar a vida política da maneira que a política se estabeleceu nestes últimos quadrantes”, acrescentou.

Para o ex-ministro, a política se não foi sempre assim, pelo menos de um tempo para cá, passou a ser um sistema subsidiário de grandes jogos de interesses em outros campos, especialmente, da vida material, dos interesses da produção e na distribuição de bens. “A política tem se reduzido cada vez mais a esses interesses confinados em certos setores e certos âmbitos. A capacidade da política pensar em uma aventura maior que inclua a visão 360 graus da vida, de toda a sociedade, em todo o tempo, isso é uma questão cada vez mais complicada e difícil”.

Gil participou hoje (7), no Circo Voador, no centro do Rio, do debate Aventuras Políticas do Século 21, incluído na programação do projeto Emergências realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). Após o debate, ele fez houve um show musical.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Plantão de vacinação contra a gripe ocorre em dois pontos neste feriado; confira

Na fronteira, feriadão promete lotar hotéis com visitantes de olho no presente de Dia das Mães

mais médicos

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e CRSs de Campo Grande neste feriado

China sugere que Covid-19 possa ter surgido nos Estados Unidos

Notícias mais lidas agora

Viatura usada por oficial da PM suspeito de assédio sexual é flagrada em motel

tempo

Feriado será de tempo frio e seco em Mato Grosso do Sul

riedel

Riedel diz que reforma agrária é assunto federal e que não vai permitir bloqueios em MS

Parceria entre Dakila e Agro Indígena transforma comunidades indígenas em produtores de alimentos saudáveis

Últimas Notícias

Polícia

Servidora é presa por embriaguez e bater em carro estacionado na Bom Pastor

Assessora de imprensa foi detida com visível estado de embriaguez e uma garrafa de cerveja na mão, de acordo com o boletim de ocorrência

Economia

CTN e CTG levam cultura e tradição para a EXPOAGRO 2025 em Dourados

Tanto o CTG quanto o CTN prometem levar à feira uma verdadeira imersão nas culturas do Rio Grande do Sul e do Nordeste do Brasil

Brasil

‘Chavoso da USP’ é condenado por calúnia contra ex-prefeito de Guarulhos

Condenação se refere à publicação feita pelo jovem que responsabilizaria Guti por suicídio de funcionário

Cotidiano

Pegadas de onça são vistas na Estrada Parque e morador alerta: ‘está andando por aí’

Registro foi feito em região turística da Estrada Parque de Piraputanga; confira o que fazer caso encontre o felino