Pular para o conteúdo
Política

Executivo é criticado e vereadores cobram números para entender crise na Prefeitura

Presidente da Casa engrossou o tom e pediu para secretários irem à Casa de Leis
Arquivo -

Presidente da Casa engrossou o tom e pediu para secretários irem à Casa de Leis

O presidente da Câmara Municipal de , Mario Cesar (PMDB), pediu que a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Casa de Leis convide o secretário da Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle) André Luiz Scaff e o titular da Semad (Secretaria Municipal de Administração), Wilson do Prado para expor aos edis a real situação financeira da Prefeitura.

Mario Cesar teceu duras críticas ao Executivo na sessão desta terça-feira (7) logo depois de o representante dos técnicos de radiologia, Adão Julio da Silva ocupar a tribuna para apresentar reivindicações da categoria. De acordo com Adão a Prefeitura não poderá atender aos pedidos por causa do momento de ‘crise’.

“Estamos preocupados com Campo Grande. A cidade está parada há dois anos e meio. Peço que a comissão convide os secretários para sabermos sobre a real situação financeira de Campo Grande”, disse. A reunião, de acordo com o vereador, deve ainda colocar os vereadores a par os gastos de Executivo e o atual índice da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) nas finanças de Campo Grande.

“Dia 15 vence o prazo da LDO vamos falar com os secretários para antever problemas”, completou Mario.

O vereador Eduardo Romero (PTdoB) endossou o pedido de reunião com os secretário e disse que é preciso entender os motivos que levam o Executivo a sempre dizer que “está no vermelho”.

O recente corte feito nos plantões de servidores da Sesau (Secretaria de Saúde Pública Municipal), feito para aliviar a folha de pagamento da Prefeitura, também foi questionado pela petista Thais Helena. A vereadora disse, por sua vez, que é preciso entender qual a profundidade da crise financeira do Executivo e o motivo de, apesar dos cortes feitos na Saúde, se ver constantemente nomeações com altos salários no Diário Oficial de Campo Grande.

“Se a receita diminui as despesas devem diminuir também. Mas o Diogrande traz sempre nomeações. Qual o motivo de tantas nomeações? Não tem obra e nem programas importantes nesta gestão”, esbravejou.

A desatualização do Portal da Transparência, canal que deveria constar todas as movimentações da Prefeitura, também foi questionado pela vereadora peemedebista Carla Stephanini. “A administração pública nos deve neste momento explicações. O portal da transparência está desatualizado desde dezembro”, observou.

Indagada sobre a satisfação do PMDB com o trabalho do Executivo, tendo em vista que a sigla é uma das apoiadoras de Olarte na Casa de Leis, Carla sintetizou e respondeu apenas que “Campo Grande merece mais”.

Scaff, do setor de finanças, chegou a explicar ao Midiamax que somente a os gastos da Sesau e da Semed (Secretaria Municipal de Educação) consumiram 76% da folha de pagamento do município, por isto seria necessário fazer ‘adequações’, principalmente na Saúde. Além de enxugar a folha, o secretario comentou ainda que um dos motivos que abalou a situação econômica da Prefeitura foi a diminuição do índice do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) repassado ao município pelo governo do Estado. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira