Pular para o conteúdo
Política

Executivo é criticado e vereadores cobram números para entender crise na Prefeitura

Presidente da Casa engrossou o tom e pediu para secretários irem à Casa de Leis
Arquivo -

Presidente da Casa engrossou o tom e pediu para secretários irem à Casa de Leis

O presidente da Câmara Municipal de , Mario Cesar (PMDB), pediu que a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Casa de Leis convide o secretário da Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle) André Luiz Scaff e o titular da Semad (Secretaria Municipal de Administração), Wilson do Prado para expor aos edis a real situação financeira da Prefeitura.

Mario Cesar teceu duras críticas ao Executivo na sessão desta terça-feira (7) logo depois de o representante dos técnicos de radiologia, Adão Julio da Silva ocupar a tribuna para apresentar reivindicações da categoria. De acordo com Adão a Prefeitura não poderá atender aos pedidos por causa do momento de ‘crise’.

“Estamos preocupados com Campo Grande. A cidade está parada há dois anos e meio. Peço que a comissão convide os secretários para sabermos sobre a real situação financeira de Campo Grande”, disse. A reunião, de acordo com o vereador, deve ainda colocar os vereadores a par os gastos de Executivo e o atual índice da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) nas finanças de Campo Grande.

“Dia 15 vence o prazo da LDO vamos falar com os secretários para antever problemas”, completou Mario.

O vereador Eduardo Romero (PTdoB) endossou o pedido de reunião com os secretário e disse que é preciso entender os motivos que levam o Executivo a sempre dizer que “está no vermelho”.

O recente corte feito nos plantões de servidores da Sesau (Secretaria de Saúde Pública Municipal), feito para aliviar a folha de pagamento da Prefeitura, também foi questionado pela petista Thais Helena. A vereadora disse, por sua vez, que é preciso entender qual a profundidade da crise financeira do Executivo e o motivo de, apesar dos cortes feitos na Saúde, se ver constantemente nomeações com altos salários no Diário Oficial de Campo Grande.

“Se a receita diminui as despesas devem diminuir também. Mas o Diogrande traz sempre nomeações. Qual o motivo de tantas nomeações? Não tem obra e nem programas importantes nesta gestão”, esbravejou.

A desatualização do Portal da , canal que deveria constar todas as movimentações da Prefeitura, também foi questionado pela vereadora peemedebista Carla Stephanini. “A administração pública nos deve neste momento explicações. O portal da transparência está desatualizado desde dezembro”, observou.

Indagada sobre a satisfação do PMDB com o trabalho do Executivo, tendo em vista que a sigla é uma das apoiadoras de Olarte na Casa de Leis, Carla sintetizou e respondeu apenas que “Campo Grande merece mais”.

Scaff, do setor de finanças, chegou a explicar ao Midiamax que somente a os gastos da Sesau e da Semed (Secretaria Municipal de Educação) consumiram 76% da folha de pagamento do município, por isto seria necessário fazer ‘adequações’, principalmente na Saúde. Além de enxugar a folha, o secretario comentou ainda que um dos motivos que abalou a situação econômica da Prefeitura foi a diminuição do índice do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) repassado ao município pelo governo do Estado. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Duas apostas simples em MS ganham R$ 26 mil com quina na Mega-Sena

Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem

Ladrão é preso enquanto furtava fio durante queda de energia em bairro

Líderes destacam papel de Mujica na integração latino-americana

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Atacadista de Campo Grande terá que indenizar funcionário que teve moto furtada

Últimas Notícias

Brasil

Alesp aprova reajuste no salário de Tarcísio e aumenta teto do funcionalismo

O projeto foi aprovado em votação simbólica. Apenas o PSOL foi contra

Polícia

Motorista de carreta se contradiz em abordagem e polícia descobre 55 kg de cocaína

Apreendeu de 55,9 quilos de cocaína na noite desta terça-feira (13)

Economia

Embrapa: Custo de produção de suínos e aves sobe em abril em relação a março

Alta acumulada é de 1,9%

Esportes

Arthur Elias convoca seleção para amistosos contra o Japão

Primeira vez que Marta defenderá o Brasil desde a disputa da última edição dos Jogos Olímpicos