Pular para o conteúdo
Política

Deputado coloca em ‘xeque’ existência de comunidades indígenas

Mochi tenta impedir que CPI seja barrada
Arquivo -

Mochi tenta impedir que CPI seja barrada

A defesa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), colocou em xeque a existência das comunidades indígenas que impetraram processo no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) pedindo que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) seja barrada. Além disso, houve pedido de extinção da ação.

“A propósito quanto ao no ordenamento jurídico pátrio o direito subjetivo de não ser investigado, ou seja, a pretensão de impedir investigação do Cimi é inócua uma vez que não há direito liquido e certo que o isente de ser investigado”, diz nos autos. Dos impetrantes, Conselho do Povo Terena, Comunidade Indígena da Aldeia Maninho, Comunidade Indígena Pillad Rebua e Luiz Henrique Eloy Amado, o dirigente pede que apenas o último citado continue no processo na hipótese de o andamento prosseguir.

A alegação é que “todos os demais impetrantes são abstrações, ora sendo um conselho, outra vez apresentados com a denominação ‘comunidade’. Contudo, referidas entidades impetrantes não cuidaram de fazer provas de sua existência, quiça de que as pessoas que se representaram sejam de fato seus representantes”.

“Ora, embora o artigo 232 da CF (Constituição Federal) reconheça a capacidade processual das ditas “comunidades indígenas”, certo é que é ônus das referidas comunidades provar além de sua existência a legitimidade de quem se representa como seu representante. Ou seja, os impetrantes fazem parecer que “qualquer grupo de pessoas” podem afirmar que há uma tal “comunidade” e que os mesmo tem poder para representar em juízo”.

A defesa de Mochi diz , ainda, que há privilégios aos índios por contarem com auxílio do MPF (Ministério Público Federal), Funai (Fundação Nacional do Índio), procuradorias da União, Estados e Municípios, classificando como “uma diversa gama de acesso ao judiciário”. Volta a afirmar que a investigação diz respeito ao Cimi e, portanto, deve haver extinção do feito sem resolução do mérito uma vez que “os impetrantes não possuem legitimidade ativa para defender os interesses” do conselho.

Caso – Na ação, o Conselho do Povo Terena pontua que “já houve um julgamento prévio” contrário ao Cimi, instituição ligada à Igreja Católica, porque a criação da CPI estaria baseada em “suposições, boatos e inverdades”. Também alega que a Assembleia Legislativa entrou em seara de competência da União ao autorizar a investigação. Em resposta, o peemedebista assegura estar dentro do que a lei permite.

Como o impetrante é Mochi, a presidente da comissão, deputado estadual Mara Caseiro (PTdoB), pede que seja inclusa no processo. “Com efeito, enquanto membro titular e Presidente da , a Requerente tem legítimo interesse em atuar nestes autos, na defesa do ato impugnado, como forma de preservar a higidez jurídico-constitucional do Tribunal Parlamentar”, solicitou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
reborn

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

bolsonaro operação pf meme

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

poeira

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Últimas Notícias

Famosos

Acredite, é ele: Cantor Jão muda para cidade do interior e vira outra pessoa

Tatuagem no antebraço entregou que homem rústico do interior é o cantor de música pop

Política

Simone recebe convite para mudar domicílio eleitoral e disputar o Senado em 2026

Há possibilidade da ministra disputar uma cadeira no Congresso Nacional por São Paulo

Cotidiano

Em reunião com quilombolas, Vander anuncia construção de 300 casas no Tia Eva

Evento buscou apoio para comunidades quilombolas se desenvolverem economicamente com autonomia

Política

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

A informação foi concedida pelo deputado federal Vander Loubet (PT) ao Midiamax