Pular para o conteúdo
Política

Cunha diz que CPMF não será votada antes de junho de 2016

Levy pediu empenho aos parlamentares na aprovação 
Arquivo -

Levy pediu empenho aos parlamentares na aprovação 

O presidente da Câmara dos Deputados, (PMDB-RJ), disse hoje (14) não acreditar que a proposta do governo de criar uma nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira () seja votada antes de junho do próximo ano.

Cunha, que antes tinha admitido a votação do projeto da CPMF até junho de 2016, falou a jornalistas após a participação do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em uma comissão geral no Plenário da Câmara dos Deputados. Segundo o presidente da Câmara, o projeto nem começou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o que significa que terá um trâmite demorado no Congresso Nacional.

“Ela [a proposta da CPMF] nem começou a tramitar de verdade, ainda. Nem sei se foi designado o relator na CJJ. Ela não sairá, não há a menor chance. Eu falei em junho, mas acho pouco provável que vá a votação de Plenário na Câmara em junho, o que dirá no Senado”, disse Eduardo Cunha.

Cunha acrescentou que, mesmo sendo aprovada, a proposta não terá reflexo no Orçamento do próximo ano, em virtude da demora para a aprovação, e o governo deveria buscar uma alternativa de recursos para o Orçamento do próximo ano: “Não se colocou qual é a alternativa que vai se ter naquilo que ele se propõe obter de superávit para o ano que vem”.

“O relator do Orçamento [deputado Ricardo Barros (PP-PR)] está cobrando alternativa e não se pode querer fazer votar o Orçamento contando com algo que não vai acontecer. Esse é o grande problema: tem que se apresentar uma alternativa e mostrar como vai se obter, independente de aprovação”, disse o presidente da Câmara.

Ao debater com os deputados, Levy disse que a não aprovação da CPMF põe em risco programas de proteção ao trabalhador, como o seguro-desemprego e o abono salarial: “A CPMF permite que o seguro-desemprego esteja protegido, como também o abono salarial. Como vamos pagar, se não houver receitas?”.

Levy pediu empenho aos parlamentares na aprovação da proposta, para trazer mais segurança para empresários e consumidores e facilitar a retomada do crescimento da economia. “O sucesso da proposta orçamentária para 2016 é ter um orçamento robusto, que vai permitir ao voltar a crescer, às empresas retomar os planos de investimento e aos brasileiros retomar a vida. O equilíbrio fiscal é necessário para trazer um país de segurança, de crescimento e de , aquilo que todo mundo deseja”, afirmou o ministro da Fazenda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cunhadas brigam e mulher é esfaqueada na virilha no Danúbio Azul em Campo Grande

MPMS instaura inquérito para apurar irregularidades nas obras de reforma Câmara de Dourados

1912 – Prefeitura doa áreas à Noroeste, para Esplanada de Campo Grande

Da época dos Flintstones

Notícias mais lidas agora

corpo encontrado onça

‘Deus me guiou certinho’: cunhado encontra corpo de caseiro morto por onça no Pantanal

Cardeais se reúnem no Vaticano para decidir sobre o Conclave

Onça que matou caseiro no Pantanal não será caçada: 'tem mais 4 delas'

César e Maria de Fátima tentam abrir mala roubada: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 23/04/2025

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Fiscalização derrubou vereador de MS

Parlamentar precisou de pontos

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Secretaria de Segurança do Maranhão tem um desafio imenso para resolver

A cada semana surgem mais casos do “Cangaço policial”: PMs de folga que são contratados para execuções

Polícia

Tentativa de arremesso de ‘pombos’ para Máxima tem tiros de policiais penais e 4 presos em Campo Grande

Foram encontradas várias ‘bolotas’ de drogas próximo ao presídio

Polícia

Homem vai cobrar dívida de R$ 10 e acaba espancado no Anache em Campo Grande

Homem teve corte na cabeça e luxação no braço