Comissão da Câmara dos Deputados aprova seguro-desemprego para viúva
Matéria ainda passará por votação no Plenário
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Matéria ainda passará por votação no Plenário
Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou a proposta que concede o direito ao seguro-desemprego, integral ou das parcelas restantes, à viúva ou ao dependente do trabalhador que esteja em gozo do benefício e venha a falecer.
O projeto altera a Lei 7.998/90, que regula o Programa do Seguro-Desemprego e hoje prevê o cancelamento do benefício na hipótese de morte do titular. Segundo o texto, a condição de viúva ou dependente deverá ser comprovada por meio de certidão de dependentes lavrada pela Previdência Social.
O requerimento da sucessão legítima da viúva ou do dependente devidamente habilitado poderá ser feito ao Ministério do Trabalho, no prazo de 120 dias, contados a partir da data de expedição da certidão de dependentes fornecida pela Previdência.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Ademir Camilo (Pros-MG), ao Projeto de Lei5525/13, do deputado Celso Jacob (PMDB-RJ), e ao PL 5526/13, de autoria do mesmo deputado. A proposta estabelece que o pagamento do seguro desemprego só será cancelado, no caso de morte do titular do benefício, quando este falecer sem deixar cônjuge ou dependente reconhecidos perante a Previdência Social.
Estatuto do Desarmamento
O relatório da proposta que flexibiliza o Estatuto do Desarmamento (Projeto de Lei 3722/12) será discutida e votada, pela comissão especial, nesta quinta-feira (8). O relatório autoriza o porte de armas para várias categorias trabalhistas, como integrantes da AGU (Advogacia Geral da União), fiscais do trabalho, fiscais do Ibama e caminhoneiros. Uma das mudanças é a retirada dos taxistas da lista dos que podem receber o porte.
Na atual legislação, quem quer ter o registro e porte precisa passar por teste psicológico e de manuseio. O relator estabeleceu para o registro a necessidade de teste de manuseio e psicológico e, para o porte, teste psicológico, 10 horas-aula teóricas e práticas seguidas de outro teste. A reunião será realizada às 9h30, em plenário a definir. (Com informações do Portal da Câmara).
Notícias mais lidas agora
- Aos 112 anos, idoso de Campo Grande rebate Guinness Book e afirma ser o homem mais velho do mundo
- Mãe e filho morreram em acidente na BR-163 entre caminhonete e caminhão
- Abandonada, idosa de 83 anos é encontrada em casa sem comida e insalubre em Campo Grande
- Acidente envolvendo ônibus com 50 passageiros paraguaios deixa nove feridos no Paraná
Últimas Notícias
Aral Moreira registra 200 mm em um dia e supera chuva esperada para o mês
Em apenas uma hora a cidade registrou 42 mm
Denúncia aponta fraude em documentação e sócio ‘laranja’ para burlar credenciamento no Detran-MS
Caso está na Corregedoria de Trânsito e foi encaminhado ao Ministério Público
Ator de Dawson’s Creek vende camisetas para custear tratamento contra câncer
Conhecido por Dawson’s, James Van Der Beek resolve vender camisetas para ajudar nos custos do tratamento contra um câncer; entenda
Confira como será o julgamento do padrasto e mãe de Sophia, morta aos 2 anos, em Campo Grande
O júri terá dois dias e com reforço policial
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.