Pular para o conteúdo
Política

Com expectativa de prisão, Gaeco volta a ouvir envolvidos na Coffee Break

Gaeco vai convocar novos personagens
Arquivo -

vai convocar novos personagens

O Gaeco deve voltar a ouvir nesta segunda-feira (31) os envolvidos em denúncia de compra de voto ou troca de cargos para cassação do prefeito Alcides Bernal (PP). No dia 25 de agosto, dia em que nove vereadores foram detidos e ouvidos no Gaeco, o promotor Marcos Alex Vera informou que nesta semana outras oitivas seriam realizadas com novos nomes citados em depoimentos e com alguns vereadores, que apresentaram controvérsias no primeiro depoimento.

Paralelo as investigações, o Gaeco já reuniu cópia do processo para enviar ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o que pode levar ao afastamento dos nove vereadores, assim como aconteceu com o presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB), e com o então prefeito, Gilmar Olarte (PP).

O procurador-geral do Ministério Público Estadual, Humberto Brittes, já ressaltou que há uma grande possibilidade de prisão dos investigados, que se condenados podem pegar até 12 anos de prisão. Até o momento, figuram como investigados o vice-prefeito, vereadores, ex-vereador e empresários.

“Gilmar Olarte, Mario Cesar, Paulo Siufi (PMDB), Edil Albuquerque (PMDB), Airton Saraiva (DEM), Chocolate (PP), Gilmar da Cruz (PRB), Carlão (PSB), Edson Shimabukuro (PTB), Jamal (PR), Alceu Bueno, João Baird, João Amorim e Fábio Portela”.

O Ministério Público Estadual já informou a Câmara sobre o conteúdo da investigação, que pode punir vereadores por quebra de decoro. Todavia, a procuradoria da Câmara não deve afastar os vereadores. A suplente de Chocolate, Jacqueline Hildebrand, foi a primeira a pedir a convocação para a vaga. Caso a Câmara se negue, ela deve entrar com mandado de segurança no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

O Gaeco já tinha identificado possível arranjo para cassar Bernal durante a Operação ADNA, que investiga Olarte por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Enquanto isso, no mesmo período, a Polícia Federal investigava o Governo do Estado por suposta quadrilha para direcionar licitação e superfaturar obras e acabou encontrando outros áudios que revelaram possível compra de voto para cassar Bernal.

Com o cruzamento das informações o Gaeco acabou aumentando os indícios, que levaram a detenção dos vereadores, empresários e o afastamento de Olarte e Mario Cesar. O vice-prefeito e o vereador já impetraram recurso, mas a Justiça negou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeita Adriane Lopes

Adriane Lopes vai anunciar 100 obras para comemorar aniversário de Campo Grande

grilagem de papel

Defesa alega diabetes, mas Justiça nega pedido para soltar ‘elo’ da Grilagem de Papel

Ao menos 48 palestinos morrem à espera de ajuda humanitária; enviado de Trump chega a Israel

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

Festival do Sobá 2025 Marca o Centenário da Feira Central com Programação Cultural Ampliada

Últimas Notícias

Trânsito

Ciclista morre atropelado por carreta ao tentar atravessar rodovia em Dourados

Caminhoneiro disse que tentou desviar de ciclista

Cotidiano

Revitalização da antiga rodoviária deve ser concluída ainda em 2025, diz secretário

A informação foi revelada pelo secretário de Infraestrutura durante uma agenda pública desta quinta

Polícia

Corregedoria abre investigação contra PM que perseguiu adolescente e  fez disparos em Campo Grande 

Adolescente mantinha um relacionamento com o militar

Emprego e Concurso

Está na lista? Prefeitura convoca advogado, assistente social e agente de limpeza

Em editais publicados no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quinta-feira (31), a Prefeitura da Capital divulgou a lista de convocados em diversos processos seletivos. A lista inclui advogado, assistente social e agente de serviços de limpeza. Os aprovados ao cargo de assistente social deverão orientar e auxiliar a população em situação de vulnerabilidade. Já o advogado deverá prestar … Continued